terça-feira, 4 de maio de 2021

Disciplina na sala de aulas

 


Autor: Luís M. Aires
Ano: 2009
Editora: Edições Sílabo
Número de páginas: 91

Lido entre 29/04/2021 e 30/04/2021 (2 dias)
Classificação: 2/5


Opinião:
Livro emprestado pela minha irmã.
Dentro da categoria "livro chato" (porque o assunto não é propriamente apelativo) o livro até é interessante. Apesar de ser direcionado para professores que lecionam no 3.º ciclo e secundário, havia uma série de aspetos referidos que são gerais e podem ser facilmente aplicados para a Educação pré-escolar e 1.º ciclo. Um livro muito fácil de ser consultado mais tarde.

Capítulos do livro:
1- Indisciplina na sala de aulas: perspetivas
 a) Desenvolvimento moral e social dos 12 aos 18 anos
 b) Causas da indisciplina escolar
 c) Modelos de correção, pelo professor, de comportamentos de indisciplina.

2- Medidas pontuais:
  a) Ações preventivas 
    - durante a 1a semana de aulas, mantenha uma atitude e postura circunspetas,
    - apresente-se como um modelo de não agressão, seja sempre cortês com os alunos,
    - clarifique devidamente, no início do ano letivo, as regras e as expetativas de comportamento,
    - envolva os alunos no estabelecimento de regras e limites de comportamento,
    - mostre que está atento.
  b) Ações Corretivas:
    - se tem de atuar disciplinarmente, mantenha-se sereno
    - desenvolva um repertório diversificado de sanções
    - imponha penalizações, mas faça as pazes
    - elabore um historial de incidentes dos alunos mais difíceis

3-  Medidas Globais
   a) Estratégias preventivas/corretivas
     - ter a turma envolvida na aprendizagem
     - planificar o espaço de aprendizagem
     - ensinar e desenvolver competências sociais
     - consequências de grupo e contratos de contingência
     - decidir um estilo de liderança

4- Considerações finais


Aspetos importantes que eu retive:
-importância de planear as aulas (dá menos azo a indisciplina)
-importância de fazer reflexões frequentes sobre a indisciplina
-dar indicações assertivas em vez de fazer comentários do género "porque é que fizeste isto?"
-retirar privilégios em vez de castigar
-ir registando os dias em que acontecem os casos de indisciplina, e o que aconteceu exatamente
-é normal que um professor não seja "igual" com todas as turmas porque depende dos alunos e das suas caraterísticas/comportamentos


Sinopse:
"Numa época difícil para os professores - alunos problemáticos e pouco tempo para auto-formação -, este livro prático sobre a disciplina na sala de aulas está concebido para ser lido de um único fôlego. De pequenas dimensões, redigido num estilo simples e directo, pretende-se que os docentes o guardem na sua pasta e o releiam facilmente, sempre que sentirem que um aluno ou turma lhes foge."

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