quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Não digas nada à mamã


Autor: Toni Maguire
Ano: 2009
Editora: ASA
Número de páginas: 266

Lido entre 02/01/2017 e 08/01/2017 (7 dias)
Classificação: 2/5


Opinião:
Livro recebido através da Bolsa de Trocas.
Lendo a sinopse do livro, percebe-se que não será um livro fácil. No entanto, não percebi que iria ser tão "pesado". Não gosto de histórias contadas no pretérito imperfeito. E o livro é praticamente todo assim, o que não ajuda. 
Depois são só desgraças. A rapariga teve alguns anos felizes (contados logo no início do livro), mas dali até ao fim, é sempre a piorar. Quando a pessoa acha que não pode ser pior do que aquilo, algo de mal acontece... 
E o pior é que é baseado numa história real! Fico a pensar como cada um tem apenas direito a uma vida, e que é muito mau que essa vida seja de uma infelicidade enorme como foi a desta rapariga!
Estava com esperanças que, no final, houvesse algo de bom, nem que fosse um pedido de desculpas da mãe ou do pai, ou a descoberta de algo que justificasse ela ter sido tratada assim.
Como queria mudar para um livro mais "feliz", aproveitava todos os momentos para ler mais um bocadinho. Daí ter lido apenas numa semana.
Posteriormente, em pesquisa para escrever este post, descobri que este livro tem uma continuação: "Quando o papá voltar". E pelo que li, é uma continuação de mais tristezas. Não tenciono ler.
Por fim, gostaria só de acrescentar que pensei que o marcador que vem no livro (uma fita com anilhas de latas de refrigerantes) tivesse algo relacionado com a história, mas afinal não...


Sinopse:
"Toni tinha apenas seis anos quando o seu mundo ruiu. 
Quando o pai teve a sua primeira atitude obscena, a pequena Toni arranjou coragem para contar à mãe o que tinha acontecido, certa de que esta traria a normalidade de volta à sua vida. Mas a mãe fez o impensável: disse-lhe para nunca mais falar nesse assunto. 
Não Digas Nada à Mamã é o relato verídico e tocante da pior das traições; uma história de coragem que inspirou centenas de milhares de leitores em todo o mundo.”


Sem comentários:

Enviar um comentário