quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Promessa de uma vida a dois


Autor: Sandra Pinto
Ano: 2006
Editora: Editorial Presença
Número de páginas: 144

Lido entre 25/07/2015 e 27/07/2015 (3 dias)
Classificação: 2/5


Opinião:
Primeiro de tudo queria dizer que fiquei surpreendida quando vi que a Sandra Pinto é aqui da Póvoa. Não sei quem é. Será que a conheço de vista?
Escolhi este livro pequeno para ser lido durante as minhas férias no Algarve. No ano passado levei um livro maior (era praí o dobro deste) e, no fim daqueles dias de férias, faltava ler metade do livro. Por isso, desta vez resolvi levar um mais pequeno. No entanto, este revelou-se pequeno de mais: li em 3 dias e depois estive mais 2 dias sem ter nada para ler... :/
A minha irmã já tinha lido este livro, e tenho ideia que tinha gostado. Mas eu achei toda a história um bocado seca... Estive sempre à espera que, no final, houvesse uma reviravolta qualquer e que desse alguma "vida" ao que era contado. Mas afinal não. Não é um livro mau, mas achei um bocado simples de mais. E não gostei do facto dos capítulos terem nome.
Em relação aos preparativos para o casamento, aspeto base em que se desenrola a história, sei que há muitos noivos com vidas ocupadas e/ou noivos desorganizados que tiveram de deixar tudo para a última. E também há casamentos, como alguns exemplos que são dados ao longo do livro, em que há coisas que correm super mal. Durante toda a leitura pensei como a preparação do meu casamento (e o meu casamento em si) teria dado uma história ainda mais seca do que esta, pois correu tudo bastante bem (tirando a questão do vestido que poderia ter corrido melhor).
Para terminar, não sei até que ponto as crianças de 3 anos fazem o raciocínio de que poderá nascer uma criança, que será prima dela, depois de um casamento de uma tia. Pela experiência que tenho, há imensas crianças de 3 anos que nem sabem o que é um casamento. A minha sobrinha de 3 anos nem sabe o que é um primo. Mas mesmo aquelas que sabem o que é um casamento e um primo, julgo que possam não ser capazes de fazer essa associação. Mas isso é um pormenor, obviamente.


Sinopse:
"Após a incursão pela literatura juvenil com dois títulos publicados, Sandra Pinto estendeu a sua criatividade ao universo dos adultos, mais especificamente daqueles adultos que se preparam para o momento em que a vida irá mudar para sempre: o dia do casamento. Tendo como pano de fundo a cidade Invicta, a autora chama à cena Rita Duarte e Vasco Tavares, os protagonistas que irão contrair matrimónio. A acção desenrola-se nos quatro meses que antecedem o casamento. Diante do olhar atento do leitor vão passando descontraidamente todas as peripécias inerentes à organização de um casamento, desde a simples escolha das alianças até à conturbada resolução de todo o tipo de problemas. 200 convidados aguardam com expectativa Rita e Vasco mas até estar tudo pronto, muitos contratempos se irão suceder. Um divertido e fiel retrato de costumes sobre os conturbados meses de preparação de um casamento habilmente conciliados com a atarefada existência quotidiana."

Sem comentários:

Enviar um comentário