terça-feira, 16 de dezembro de 2008

A lua de Joana


Autor: Maria Teresa Maia Gonzalez
Ano: 1994

Editora: Verbo
Número de páginas: 157

Lido entre 23/10/2008 e 25/10/2008 (3 dias)
Classificação: 5/5


Opinião:
Este é um livro que estava muito na moda na altura do meu 9.º ano. Todos os meus colegas leram-no na altura. E eu só o li agora. :)


Sinopse:
"Este livro pode ser considerado uma espécie de diário (apesar de não o ser), porque a personagem principal escreve cartas para uma amiga que já morreu, contando-lhe tudo o que se passa na vida dela.
Trata-se de uma história de uma rapariga chamada Joana, que perdeu a sua melhor amiga, quando esta se envolveu com as drogas. Joana interrogava-se ao tentar entender o que teria levado a sua amiga Marta a fazer aquilo.
Joana era uma rapariga exemplar, na escola e em casa, mas tudo mudou quando ela se envolveu com uma amiga da Marta, a Rita (a amiga que teria levado Marta a envolver-se com as drogas), e com o próprio irmão da Marta, o Diogo, também vítima das drogas.
Devido à morte da sua avó, a pessoa de quem ela mais gostava no mundo, e a falta de atenção e de diálogo por parte dos pais, levou a que ela se começasse a sentir só. As únicas pessoas que lhe deram atenção foram a Rita e o Diogo.
Ela começou a vender as suas coisas para conseguir dinheiro para ajudar Diogo acabando também ela por se envolver com as drogas. Um dia, ela olhou-se ao espelho e reparou como tinha mudado, entendendo agora como tão facilmente, Marta se tinha envolvido com a droga. Joana tentou abandonar as drogas mas já foi tarde de mais…"

1 comentário:

  1. Mais jovens ou um poucos mais velhos, este é um livro que marca quem o lê. A mim marcou-me o excerto sobre a tatuagem do relógio. Li-o no secundário, um bocadinho de cada vez sempre que tinha um furo e ia para a biblioteca da escola.

    ResponderEliminar