terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Entre les murs


Nome em português: A Turma
Ano: 2008

Género: Drama
Realização:
Laurent Cantet
Argumento: Laurent Cantet 
Elenco: François Bégaudeau


Opinião:
Filme visto em novembro de 2008.
Já andava na ideia de ver este filme há algum tempo e fui vê-lo ao cinema com a Angélica e a Patrícia. Pelas críticas que tinha lido antes sobre o filme, estava com receio que tivesse algumas cenas violentas, mas afinal não tinha nada de especial. Houve quem tivesse considerado o filme muito longo, mas eu não achei. Gostei especialmente dos debates em que se ouviam os argumentos de cada um sobre o mesmo assunto.


Sinopse:
"Premiado com a Palma de Ouro no último festival de Cannes, o filme retrata o quotidiano de uma turma multiétnica de um liceu francês e baseia-se num livro de François Bégaudeau, que interpreta o papel de professor, contracenando com actores não profissionais.

'Este filme não é um documentário, não procurei dar uma imagem global da escola, mas contar o que se passa nesta turma entre este professor e estes 25 alunos. Quis também escolher os momentos em que há tensão, diálogo', afirmou Laurent Cantet aos jornalistas, quando questionado sobre as críticas que têm sido feitas por alguns professores.
"A Turma" não é um filme "para falar de autoridade".
O realizador explicou ainda que gosta de trabalhar associando actores profissionais e não profissionais, o que considera uma "experiência enriquecedora", e adiantou acreditar que os jovens escolhidos para participar nesta obra ficaram motivados. "Foi importante verem o seu talento reconhecido, algo a que não estão muito habituados", indicou Cantet."

Trailer:



Sem comentários:

Enviar um comentário