quinta-feira, 16 de julho de 2015

Amazing Grace


Ano: 2009 (em Portugal)
Género: Biografia, Drama, Histórico
Realização: 
Argumento: 


Opinião: 
Minha classificação: 8/10. Filme visto em 21.05.2015.
É um filme sobre o comércio de escravos e a abolição da escravatura. Um filme muito potente e obrigatório! Confesso que houve uma parte em que tive de passar alguns segundos para a frente, pois estava a meter-me alguma impressão. Custa acreditar que aquelas situações foram verdadeiras, mas infelizmente foram.


A propósito da música "Amazing Grace", a wikipédia escreve o seguinte:
"Depois de um curto tempo na Marinha Real, John Newton iniciou sua carreira como traficante de escravos. Certo dia, durante uma de suas viagens, o navio de Newton foi fortemente afetado por uma tempestade. Momentos depois de ele deixar o convés, o marinheiro que tomou o seu lugar foi jogado ao mar, por isso ele próprio guiou a embarcação pela tempestade. Mais tarde,comentou que durante a tempestade ele sentiu que estavam tão frágeis e desamparados e concluiu que somente a Graça de Deus poderia salvá-los naquele momento. Incentivado por esse acontecimento e pelo que havia lido no livro "Imitação de Cristo", de Tomás de Kempis, ele resolveu abandonar o tráfico de escravos e tornou-se cristão, o que o levou a compor a canção Amazing Grace (em português: "Graça Maravilhosa"). Amazing Grace (Sublime Graça), é um dos hinos mais cantados por denominações, há muitas versões desta canção."


Sinopse:
"Em pleno século XVIII, William Wilberforce, membro parlamentar do poderoso Império Britânico, luta por uma reforma social na Europa. Para dar dignidade aos imigrantes africanos que vivem como escravos, Wilberforce enfrenta a aristocracia e os preconceitos da época. Apesar das suas proezas políticas, Wilberforce vê-se dividido entre a sua carreira de sucesso em ascensão e o desejo de desistir de tudo por uma vida de espiritualidade. Inspirado pela charmosa Barbara Spooner, pelo Primeiro-Ministro William Pitt, que lhe confiou a tarefa de abolir a escravatura, pelo seu mentor, John Newton, um antigo traficante de escravos convertido à Igreja, e por Olaudah Equiano, um antigo escravo que se tornou escritor, Wilberforce vai reunir todas as sua forças e ideias para alcançar a vitória na cruzada pela justiça."


Trailer:

Sem comentários:

Enviar um comentário