terça-feira, 19 de agosto de 2014

Ouvir, falar, amar

Autores: Laurinda Alves, Alberto Brito sj
Ano: 2011
Editora: Oficina do livro
Número de páginas: 191

Lido entre 05/02/2014 e 13/02/2014 (9 dias)
Classificação: 2/5


Opinião:
Este livro estava na estante do marido há algum tempo. E, como ele quase não lê, deu-me o livro para eu o ler.
Na altura não conhecia o padre Alberto pessoalmente. Ou se o conhecia, não foi o suficiente para eu fazer a associação. Mas, uns meses após a minha leitura, o padre Alberto veio cá para a Póvoa e passei a "conviver" mais regularmente com ele. Acabei até por lhe dizer que tinha lido este livro!
Há uns anos, alguém comentava que, quando lia blogs de pessoas que conhecia, "ouvia vozes". Isto porque, normalmente, as pessoas escrevem como falam, usando as expressões que usam habitualmente. Após ter estado com o padre Alberto, fui reler algumas passagens do livro e senti isso: ao ler, consegue-se imaginar exatamente ele a dizer estas coisas.
O livro pertence claramente à categoria de "Desenvolvimento pessoal". Não sou grande fã deste género de livros, mas, a parte boa, é que serve para nos ajudar a refletir: sobre as coisas, as relações entre as pessoas, as situações que vivemos...
Procurei na internet opiniões sobre o livro (às vezes faço isso, para ter uma ideia se, em geral, as pessoas acharam o mesmo que eu), mas infelizmente não encontrei opiniões...


Sinopse:
"Pelos frutos se conhecem as árvores, eis um dos provérbios favoritos de Alberto de Brito, padre jesuíta especializado em Relações Humanas e Comunicação Interpessoal. Os frutos e as árvores são, porventura, um dos critérios mais seletivos em matéria de comunicação e aquele que permite medir e afinar a qualidade das relações. A metáfora serve para pais e filhos, professores e alunos, chefes e subordinados, em todos os universos pessoais, familiares e profissionais que habitamos e onde temos um papel a desempenhar. Manter o ar limpo nas relações é essencial e importa aprender a calibrar a luz e a sombra, bem como a distância e a proximidade necessárias para colher bons frutos. O nosso ecossistema é complexo e é preciso tratá-lo com carinho e respeito, como diz Alberto de Brito nesta série de conversas sobre comunicação e relações humanas. Laurinda Alves viajou até Bruxelas, ao encontro de Alberto de Brito, e o jesuíta respondeu a muitas das suas interrogações, abrindo novos caminhos a novas perguntas, ou não fosse ele um especialista em Comunicação e Relações Humanas. No encontro entre dois grandes comunicadores, houve também espaço para falar do amor: o amor pelas palavras, pelo diálogo e pela partilha; o amor como vontade e decisão de quem quer construir com futuro; o amor que cresce na cumplicidade, no conhecimento e na aceitação do outro."

Sem comentários:

Enviar um comentário