quinta-feira, 4 de julho de 2013

Palavras nossas - Colectânea de Novos Poetas Portugueses - volume II



Coordenador: Miguel Almeida
Ano: 2012
Editora: Esfera do Caos
Número de páginas: 224

Lido de 25/02/2013 a 02/07/2013 (128 dias)
Classificação: 2/5


Opinião:
Não gosto muito de poesia. Nunca gostei. E esse é o motivo para eu ter demorado tanto tempo a ler.
Este é um livro que reúne vários poetas portugueses, pessoas sem livros publicados, mas com gosto por escrever poesia. É uma forma de dar voz a poetas desconhecidos.
Comprei este livro porque conheço um dos autores e tenho até uma dedicatória desse senhor.
O primeiro volume reunia 30 novos poetas. Este reúne 20, cada um com 8 poemas. Mesmo assim, acho demasiado. Acho que fica um livro demasiado grande. Num próximo volume, poderiam diminuir o número de poetas participantes.
Gostei mesmo da forma como alguns poemas eram escritos, pois revelava gente com imenso talento para a poesia, mas outros achei-os demasiado simples e que até eu, que não sei escrever poesia, os poderia ter escrito.


Sinopse:
"20 novos poetas portugueses dão-nos a conhecer o melhor da sua poesia, até agora desconhecida: Acácio Costa, Anya Pinheiro, Arnaldo Teixeira Santos, Carlos Palhau, Isaura Moreira, Jorge Aragão Treno, Jorge Nuno,Manuel Rosa, Manuela Gomes da Silva, Maria das Dores Gomes da Silva, Maria de Lurdes Cunha, Maria Judite Coelho Cândido, Maria Luísa Silva, Maria Pombo, Maria Silvéria Mártires, Maria Teresa Almeida, Marta Limbado,Micaela Adriana Morais, Rúben De Brito, Vítor Fernandes.
A colectânea Palavras Nossas, com o primeiro volume dado à estampa em 2011 e que agora se apresenta em segundo volume, resulta de um projecto literário que procura dar primazia à novidade e à diversidade: autores que pela primeira vez nos mostram a sua poesia inédita —porque vale a pena dar voz a quem nunca teve a oportunidade de se revelar — e um amplo conjunto de temas e estilos diversificados — porque o mundo em que vivemos é feito de muitas e insuspeitas complexidades."

Sem comentários:

Enviar um comentário