sábado, 20 de março de 2021

O último segredo


Autor: José Rodrigues dos Santos
Ano: 2011
Editora: Gradiva
Número de páginas: 563

Lido entre 12/03/2021 e 19/03/2021 (8 dias)
Classificação: 3/5


Opinião:
Livro emprestado pela minha irmã.
Como se explica que eu tenha demorado 8 dias a ler um livro de 563 páginas, tal como tinha demorado 8 dias a ler o livro que li antes deste ("Três é demais" da Jill Mansell), de 335 páginas? Dá uma média de 70 páginas por dia, enquanto que o anterior dava uma média de 41 páginas.
A capa não é nada apelativa para mim, pois não faz nada o meu género. O tema também não me é muito interessante. Mas o livro é viciante, fazendo com que eu quisesse ler sempre mais! A forma como se lê é bem mais rápida do que o livro anterior.
Ao longo da leitura senti que precisava de alguém que percebesse do assunto e que fizesse o contraditório. Porque as coisas apresentadas desta forma fazem crer que a Bíblia é toda uma fraude. Sim, eu sei que é essa a ideia. Mas se calhar muitas das situações não são bem assim. O livro centra-se muito (e se calhar demasiado) nas fraudes da Bíblia e explora muito pouco as personagens.
Há várias situações muito paradas, muito descritivas, de modo a apresentar as referidas fraudes da Bíblia, fazendo com que as ações fiquem em suspenso.
De qualquer forma, reconheço que é um livro interessante e compreende-se o porquê de José Rodrigues dos Santos vender tanto. É que para além do tipo de escrita que prende o leitor, escolhe também assuntos polémicos.
O livro vai abordando duas histórias intercaladas: num capítulo aborda um conjunto de personagens, sendo o capítulo seguinte para a outra situação das outras personagens, o que motiva a leitura. 
Achei o final um bocado confuso, descritivo e um pouco descabido, já que há uma reviravolta tão grande que fez com que sentisse que era um pouco forçada.


Sinopse:
"Uma paleógrafa é brutalmente assassinada na Biblioteca Vaticana quando consultava um dos mais antigos manuscritos da Bíblia, o Codex Vaticanus. A polícia italiana convoca o célebre historiador e criptanalista português, Tomás Noronha, e mostra-lhe uma estranha mensagem deixada pelo assassino ao lado do cadáver.
A inspetora encarregada do caso é Valentina Ferro, uma beldade italiana que convence Tomás a ajuda-la no inquérito. Mas a sucessão de homicídios semelhantes noutros pontos do globo leva os dois investigadores a suspeitarem de que as vítimas estariam envolvidas em algo que as transcendia.
Na busca da solução para os crimes, Tomás e Valentina põem-se no trilho dos enigmas da Bíblia, uma demanda que os conduzirá à Terra Santa e os colocará diante do último segredo do Novo Testamento. A verdadeira identidade de Cristo.
Baseando-se em informações históricas genuínas, José Rodrigues dos Santos confirma-se nesta obra excepcional como o grande mestre do mistério. Mais do que um notável romance, O Último Segredo desvenda-nos a chave do mais desconcertante enigma das Escrituras."

Sem comentários:

Enviar um comentário