segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Mindfulness para pais


Autor: Laura Sanches
Ano: 2016
Editora: Manuscrito
Número de páginas: 257

Lido entre 17/08/2017 e 02/09/2017 (17 dias)
Classificação: 2/5


Opinião:
Livro emprestado pela Angélica. Confesso que pensei que o livro fosse mais interessante, mas afinal não gostei muito. Não me motivou a leitura e por isso demorei bastante a ler.
Eu sei que a autora é psicóloga, mas senti-me mesmo que estava a ler o livro de psicologia da escola. Gostei de relembrar a experiência que fizeram com os macacos, sobre o apego (o "macaco" que dava alimento e o "macaco" que dava o apego). Achei que outra situação referida (do estranho que entrava na sala, e saía a mãe a via-se a reação da criança) era um bocado "forçada", pois penso que não se deve generalizar todo o apego e a relação da mãe com a criança apenas por uma situação isolada. Se calhar sou eu que estou agora a generalizar. :)
As partes que gostei mais foram as do último capítulo. Devia ter tomado notas. :) Mas basicamente, achei interessante o raciocínio da contravontade, de dar a opção às crianças de escolherem quando é algo que elas não querem ("queres sair do parque a pé ou ao colo?", "qual destas roupas queres vestir?") porque assim as crianças já sentem algum controlo e é mais fácil que façam o que queremos. 
A autora é contra as palmadas, os castigos de isolamento, mas também contra os elogios e recompensas em demasia. Uma criança não precisa de ser controlada, mas guiada. É importante passar tempo com os filhos e criar rituais de família. E as crianças (tal como nós) têm direito a estar zangadas. Muitas vezes o abraço, o apego que temos com as crianças, serve para resolver muitas situações.


Sinopse:
"A nossa presença, inteira, completa e livre de julgamentos é o melhor presente que podemos dar aos nossos filhos mas também a nós próprios. Mindfulness significa prestar atenção. Para Laura Sanches, psicóloga clínica, a atenção é o ingrediente fundamental na relação entre pais e filhos. Neste livro, a autora propõe usar a ferramenta do mindfulness para criarmos um relacionamento completo, verdadeiro, presente, mais feliz e mais harmonioso com os nossos filhos. O stresse diário, a correria entre trabalho-casa e as obrigações não nos permitem estar de forma plena com quem mais queremos. Estamos com os nossos filhos, mas não estamos presentes: agarramo-nos ao telemóvel, pensamos nas preocupações que deixámos no trabalho. É preciso quebrar estes padrões e criar novos modelos de estar em família. 
Laura Sanches ensina-nos a desenvolver uma nova atitude enquanto pais, e a educar de forma consciente. Como? Estabelecendo uma ligação sólida com os filhos, assumindo o papel de guias sem medo, respondendo em vez de reagir, criando um ambiente seguro através da empatia, educando para os limites e respeitando-lhes as oposições. O fundamental é comunicar com os filhos com segurança e guiá-los com confiança. Fazê-los sentir que estamos verdadeiramente presentes. Através de casos reais e exercícios práticos de mindfulness, este livro torna-nos adultos mais seguros e pais mais capazes de transmitir regras e valores sem precisar de recorrer aos castigos e às palmadas."

Sem comentários:

Enviar um comentário