quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Pediatra para todos


Autor: Hugo Rodrigues
Ano: 2014
Editora: Verso de Kapa
Número de páginas: 188

Lido entre 03/09/2017 e 04/09/2017 (2 dias)
Classificação: 4/5


Opinião:
De vários livros emprestados pela Angélica, este ficou para o fim porque me pareceu o menos interessante. Na realidade enganei-me porque senti-me mesmo motivada a ler. E a prova disso é que o li em cerca de 24h. O autor dizia logo no início que era essencialmente um livro de consulta (e é!) e que obviamente não deveria ser lido como um romance. Eu li-o como romance e gostei bastante. :)
Gostei de praticamente tudo e fiquei com pena do livro não ser meu e de ter de o devolver.
Tem um primeiro capítulo da preparação das coisas para a maternidade (o que é realmente necessário no enxoval do bebé, como escolher o carrinho do bebé), depois os primeiros tempos do bebé (lavar a roupa, os cremes, o banho do bebé, a chupeta). De seguida faz uma pequena abordagem sobre os acidentes mais frequentes nos primeiros meses, assim como outras questões (ver televisão, entrada na creche, usar protetor solar). O segundo capítulo é sobre a alimentação (leite materno, água, leites em pó, fruta, introdução de novos alimentos). O terceiro capítulo é o mais longo e tem a ver com as doenças. Aqui é mesmo para consulta, pois só faz sentido ir pesquisar alguma coisa caso se verifiquem alguns sintomas. O último capítulo é o mais engraçado sobre os mitos da cultura popular. Já a gravidez está carregada de mitos e a infância não é exceção. Confesso que não concordo com a ideia que as correntes de ar não constipam (eu já fiquei constipada assim) ou igualmente o andar descalço (basta eu ter os pés frios para ficar logo doente). De resto, concordei com todas outras opiniões sobre a desmistificação dos mitos.
Um livro mesmo muito interessante!


Sinopse:
"Não há altura na vida em que a insegurança seja maior do que quando se tem um filho. Por isso, se alguém me perguntar qual é a maior preocupação dos pais, acho que a resposta é o medo de errar. Assim, torna-se útil recorrer a uma ajuda externa e por isso hoje em dia ser pediatra vai muito para além de ser apenas um bom tratador de doenças. O objetivo não é o de substituir os pais, mas estar disponível para dar algumas orientações e antecipar alguns dos problemas que possam surgir. 
É com essa finalidade que surge este livro… Não pretendo substituir a observação médica, mas antes tentar transmitir alguns conceitos que me parecem fundamentais. 
No primeiro capítulo vai encontrar uma série de respostas às perguntas mais frequentes que me colocam nas consultas. 
O segundo capítulo é dedicado à alimentação, uma área em que a diversidade de opiniões é muito grande. Procurei reunir as orientações das principais sociedades pediátricas internacionais e transmiti-las de uma forma simples e prática. 
No terceiro capítulo abordo alguns dos sintomas mais frequentes e, acima de tudo, quais os sinais de alerta para cada situação. 
Por fim, vai encontrar um resumo das doenças mais comuns em pediatria, e as diferentes opções de tratamento. 
O último capítulo está reservado para os "Mitos da cultura popular (e não só)", onde tento avaliar, do ponto de vista científico, qual a veracidade dos mais frequentes conceitos populares que tão habilmente passam de geração em geração. 
Acima de tudo, espero conseguir ser-lhe útil!"

Sem comentários:

Enviar um comentário