sexta-feira, 9 de agosto de 2013

o remorso de baltazar serapião, valter hugo mãe

 

Publicado por: Angélica

Autor: valter hugo mãe
Ano: 2011
Classificação: 5/5

A minha viagem com valter hugo mãe começou pelo fim. Da sua tetralogia que percorre o tempo completo da vida humana, o primeiro livro que li foi "a máquina de fazer espanhóis", o retrato da velhice. Gostei,mas não me apaixonei e, por isso, o reencontro foi quase casual.
No encontro de escritores que substituiu (se é que se pode substituir o que não é substituível) a Feira do Livro do Porto, cancelada por inaceitáveis razões, estive com o escritor e não resisti a comprar "o remorso de baltazar serapião". Primeiro, porque foi com este livro que o escritor ganhou o Prémio José Saramago, depois porque valter hugo mãe me disse que este seria talvez o livro mais dramático dos quatro. "Quanto pior, melhor", foi mais ou menos isso que lhe respondi.
Desde as primeiras linhas que soube que ia adorar o livro. Esta é uma história violenta e obscura, por vezes, tenebrosa. As personagens são marcadas pela ignorância, que lhes dita e assombra o destino, de tal modo, que quase lhes perdoamos as ações, por mais aterradoras que sejam.
É um livro excecional também pela forma como está escrito, realçando a capacidade criativa do autor. Lê-se compulsivamente e as personagens são tão intensas (e tensas) que me acompanharam até nas horas de sono.
Todos são vítimas de uma educação marcada pela estupidez primária, o que lhes vai amaldiçoar decisivamente as vidas. O remorso chega destrutivo e tarde, como sempre.

Para além de escritor (publicou também um livro de poesia e alguns livros para os mais novos), valter hugo mãe é vocalista do grupo musical Governo e esporadicamente dedica-se às artes plásticas. Venceu o Prémio José Saramago e o Grande Prémio Portugal Telecom de Literatura.

2 comentários:

  1. Um livro que eu nunca leria, começando pela capa.
    Depois, pela tua descrição, deve ser um livro demasiado dramático para meu gosto.

    Mas o teu comentário ao livro está espetacular! Volto a dizer que escreves super bem. Mas se calhar nem era preciso dizer isto porque tu já sabes.

    ResponderEliminar
  2. Eu pensei logo que tu irias dizer que nunca o lerias!

    Obrigada pelo elogio :)

    ResponderEliminar