terça-feira, 20 de agosto de 2013

Basta!


Autor: Camilo Lourenço
Ano: 2012
Editora: Matéria Prima
Número de páginas: 269

Lido entre 27/07/2013 e 29/07/2013 (3 dias)
Classificação: 3/5


Opinião:
Este foi um livro emprestado pela minha irmã. Disse-lhe que queria lê-lo, pois já tinha lido anteriormente outro livro deste autor ("Como esticar o salário e encurtar o mês") e tinha adorado.
Apesar de ter gostado bastante deste livro, e ter lido 269 páginas em apenas 3 dias (o que para mim é muito bom), dei uma classificação inferior comparativamente com anterior livro, devido a um capítulo um pouco mais enfadonho. Aprendi imensas coisas de economia e finanças, e ajudou-me a organizar o meu pensamento nestas matérias. No entanto, uma vez que o livro não é um romance, é preciso estar concentrada durante a leitura, o que acaba por cansar um bocado. Digamos que é como se estivesse a estudar.
Houve partes mesmo muito interessantes, nomeadamente no diz respeito à produtividade (Portugal é um país que precisa de mais horas para fazer o mesmo trabalho que outros países fazem em metade do tempo) e à emigração. A opinião do autor é tão interessante sobre estes assuntos que ainda hoje falei sobre isso aos meus pais. Gostei também do último capítulo sobre os caminhos a percorrer para recuperar da crise.


Sinopse:
"Depois de três bancarrotas em 34 anos, caso único na Europa, será que ainda não aprendemos a lição?
«Há cerca de 20 anos li um artigo do The Wall Street Journal sobre o que os ex-países de Leste poderiam aprender com a experiência portuguesa (de abertura da economia). Longe estava eu de pensar que os anos seguintes ficariam marcados pelos piores disparates de política económica em Portugal. Disparates que nos estão a custar o futuro.»
Temos uma oportunidade única para inverter o rumo de Portugal. Basta ter coragem.
Um livro esclarecedor, que ajuda a compreender o estado em que o país se encontra e, mais importante, aponta caminhos para evitar erros do passado e recuperar a prosperidade."

1 comentário:

  1. Camilo Lourenço também é co-autor do livro "Como Tornar o Benfica Campeão", parece-me que é dado a causas impossíveis...

    ResponderEliminar