sexta-feira, 24 de maio de 2013

O Grande Gatsby, F. Scott Fitzgerald

 

Publicado por: Angélica

Autor: F. Scott Fitzgerald
Ano: 1925 (publicação original) / 2013 (livro lido)
Classificação: 4/5

"O Grande Gatsby" retrata os anos 20 nos Estados Unidos, toda a envolvência da época do jazz, o superficialismo das relações estabelecidas, a leveza com que se encaram os dias sem pensar nas consequências de algumas escolhas, a inacessibilidade  de certo estatuto que só alguns detêm, como que protegidos por algo transcendente e invisível. 
No livro, assistimos ao apogeu e ao declínio de Gatsby até à sua total destruição, enquanto vivemos também a sua história de amor, profundamente marcada pelo egoísmo. 
Embora reconheça o valor literário da obra e do autor, não foi um livro que me arrebatasse. A atmosfera snobe em que vivem as personagens, o seu caráter individualista e presunçoso (comum a quase todas), as relações artificiais e a própria história não me despertaram paixão.
No final, comoveu-me o pai de Gatsby, a transbordar de orgulho pelo filho, uma personagem que quase passa despercebida, mas que vem realçar a inconsistência de toda a vida do protagonista. O contraste entre a vaidade deste pai com o desapego e a indiferença de praticamente todos os outros que com Gatsby se cruzaram foi, talvez, o que mais me entristeceu na história.

"O Grande Gatsby é um dos livros de referência da literatura mundial, integrando as grandes seleções de obras a não perder:
25 Melhores Romances do século XX - Amazon;
100 Melhores Romances do século XX - Le Monde;
100 Melhores Romances de Sempre - Time e Observer;
1000 Livros para Mudar a sua Vida;
1001 Livros para Ler antes de Morrer".

Sem comentários:

Enviar um comentário