quinta-feira, 23 de maio de 2013

Dezanove minutos

Autor: Jodi Picoult
Ano: 2007
Editora: Civilização
Número de páginas: 532

Lido de: 11/04/2013 a 03/05/2013 (23 dias)
Classificação: 4/5


Opinião:
Adoro os livros da Jodi Picoult! O problema deste livro é ser de um tema bastante sensível e eu ser muito susceptível a ter pesadelos (daí que não pudesse ler este livro antes de me deitar). Gosto imenso da escrita desta autora e da forma como ela prende o leitor ao que está a acontecer.
A história deste livro é baseada em factos reais: um tiroteio num liceu nos EUA. Quando, logo à partida, comecei por condenar imediatamente o assassino, fui depois começando a acompanhar todo o sofrimento daquela personagem, durante anos a fio, e comecei a "desculpar" e a entender o porquê daquela atitude tão radical. O que, obviamente, não serve de desculpa, senão poderíamos andar todos por aí aos tiros só porque nos trataram mal.

Sinopse:
"Mais uma vez, Picoult aborda um assunto delicado na sociedade contemporânea, um tiroteio no liceu, levantando perguntas como: o seu filho pode tornar-se num mistério para si? O que significa ser diferente na nossa sociedade? É justificável para uma vítima ripostar? E quem - se é que alguém - tem o direito de julgar outra pessoa?
Em Sterling, New Hampshire, Peter Houghton, um estudante de liceu com dezassete anos, suportou anos de abuso verbal e físico por parte dos colegas. A sua amiga, Josie Cormier, sucumbiu à pressão dos colegas e agora dá-se com os grupos mais populares que muitas vezes instigam o assédio. Um incidente de perseguição é a gota de água para Peter, que o leva a cometer um acto de violência que mudará para sempre a vida dos residentes de Sterling."

Sem comentários:

Enviar um comentário