segunda-feira, 17 de março de 2008

La vita é bella


Nome em português: A vida é bela
Ano: 1997
Género: Comédia, Drama, Guerra
Realização: Roberto Benigni
Elenco: Roberto Benigni (como Guido Orefice), Nicoletta Braschi (como Dora)


Opinião:
Minha classificação: 8/10. Filme visto em 20.02.2008. Requisitado da biblioteca e visto em Lisboa.
Gostei mesmo muito do filme, apesar de ser um filme sobre a II Guerra Mundial.


Sinopse:
"Na Itália, durante a Segunda Guerra Mundial, Guido, filho de judeus, é mandado para um campo de concentração, juntamente com seu filho, o pequeno Josué. Guido é um homem simples, inteligente e espirituoso, um pai amoroso, e graças a isso consegue fazer com que seu filho acredite que ambos estão a participar num jogo, sem que o menino perceba o horror no qual estão inseridos.

A primeira parte do filme tem as características já peculiares aos filmes de Benigni, no estilo pastelão, repleto de trapalhadas. Esta parte é centrada na comicidade romântica, na luta de Guido para conquistar sua "principessa" Dora. Embora esta porção do filme não seja considerada de grande impacto, ela é crucial para desenvolver o vínculo entre Guido e Dora, que será fundamental para criar o impacto dramático no restante das cenas.
Aos cinquenta minutos o filme tem a passagem da comédia para o drama. Agora o ano é 1945, a guerra está em sua fase final, Guido e Dora têm um filho de cinco anos. É quando pai e filho são levados para o campo de concentração e se inicia todo o empenho de Guido em esconder de seu filho o horror e os perigos que os cercam. Dora ao perceber que Guido havia sido levado, pede para também ser levada, embora não fosse judia."


Trailer:



1 comentário:

  1. Já vi este filme umas 3 ou 4 vezes, é um dos meus filmes preferidos. Acho difícil ficar-se indiferente :)

    ResponderEliminar