quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Os bebés também querem dormir


Autor: Constança Cordeiro Ferreira
Ano: 2015
Editora: Matéria Prima
Número de páginas: 276

Lido entre 03/12/2018 e 19/12/2018 (17 dias)
Classificação: 4/5


Opinião:
Depois de ter lido O livro de magia das mães por duas vezes, fiquei com imensa vontade de ler o outro livro desta autora. Gostei imenso dos dois livros, mas revi-me muito mais com o outro livro do que com este. Penso que, grosso modo, este livro resume-se a dar colo e amamentar como resolução de muitos "problemas" do bebé. E no outro livro achei a autora menos "radical" nesse ponto. 
Este livro fez-me refletir sobre a existência ou não do "vício do colo" (claro que toda a gente gosta de estar aconchegado, mas acho que "vício" deve ser aplicado para as coisas más), sobre as frustrações do bebé, sobre o facto de que tudo passa (não há praticamente nada que vá ser assim para sempre), sobre as formas que temos para lidar com situações (amamentar, colo ou outras formas), sobre a forma para adormecer um bebé. Ok, se calhar o livro não tem nada disto, mas foram os pontos que me levaram a refletir.
Gostei muito do texto final sobre subirmos a montanha com o bebé ao colo, passando todas as dificuldades, passo a passo. Até que, quando chegamos ao topo, o bebé já vem pela mão ou ao nosso lado. E eu acrescento: tudo passa tão depressa que não vale a pena chatearmo-nos com coisas sem importância. Há que aproveitar cada momento do nosso bebé. 


Sinopse:
"Cada bebé tem, dentro de si, um manual de instruções. 
Aprenda com a fada dos bebés a compreender os sinais.
Neste livro, Constança Cordeiro Ferreira fala-nos da mais antiga história de amor do mundo; aquela que une o bebé à sua mãe. 
E conduz-nos através das dúvidas, receios e desafios da maternidade e paternidade. 
Sem choros, sem dramas, com dias felizes e noites tranquilas."

Sem comentários:

Enviar um comentário