terça-feira, 20 de março de 2018

A linguagem mágica dos bebés


Autor: Joana Rombert
Ano: 2017
Número de páginas: 247
Editora: Esfera dos livros

Lido entre 31/12/2017 e 19/03/2018 (79 dias)
Classificação: 4/5


Opinião:
Livro dado pela minha irmã mais nova, no meu aniversário. Um dos motivos pelo qual a minha irmã deu-me este livro foi pelo facto da autora já ter estado na "Prova Oral" da Antena 3, e de nós as duas gostarmos bastante deste programa. E acho que a minha irmã não tem noção como eu gosto TANTO do tema da aquisição e desenvolvimento da linguagem! Se um dia fosse fazer uma tese, muito provavelmente escolheria alguma coisa relacionada com este assunto!
Decidi passar este livro à frente da fila de imensos livros que tenho para ler, porque não faria sentido lê-lo daqui a 3 ou 4 anos. Faz sentido agora, que tenho um bebé pequenino. :)
Este foi o livro ao qual dediquei a minha leitura quando estive aquelas horas todas em trabalho de parto, e depois no hospital. É, por isso, um livro muito especial! :) 
Entretanto fiz uma pausa neste livro para ler outro.
Tenho também de me habituar à ideia que não vou conseguir ler livros tão "rapidamente" como antigamente.
O livro é super interessante! Para além de ter a "matéria" toda da disciplina, tem indicações das competências que os bebés devem perseguir a cada mês, assim como sinais aos quais a pessoa deve estar atenta. Tem, também, pequenos jogos e exercícios que se pode fazer com o bebé para estimular ao nível da linguagem e não só.


Sinopse:
"O nascimento de um bebé é um acontecimento único na vida dos pais, mas que muitas vezes traz também consigo inúmeras dúvidas. Sobretudo porque, numa primeira fase, não conseguimos interpretar o choro, os gestos ou as reações dos nossos filhos. Será que chora porque tem sono ou porque tem fome? Está a contorcer-se porque tem frio ou cólicas? Compreender o comportamento do seu filho, ouvir a sua voz e conseguir interpretá-la vai ajudá-lo a decifrar a sua linguagem, a perceber os recados que lhe quer transmitir e a descobrir as suas reais intenções. Depois pode começar a desfrutar da procura da sintonia e do prazer mútuo de comunicar, criar uma relação tranquila e especial e apaixonar-se ainda mais. Até chegar ao ponto em que diz «Este é o meu bebé e eu sei do que ele precisa». Comunicar com o seu filho não implica apenas falar com ele, a linguagem do amor passa também por tocar, embalar, sorrir para o seu bebé, entre tantos outros gestos plenos de ternura e carinho. 
E quando ele começar a balbuciar, a dizer as primeiras palavras e a produzir as primeiras frases, incentive-o, estimule-o e acredite que pode desde o primeiro momento conversar, porque para comunicar são sempre precisos mais do que um e você e o seu filho serão os interlocutores perfeitos. A Linguagem Mágica dos Bebés, da especialista Joana Rombert, descreve as várias etapas comunicativas e linguísticas do desenvolvimento da criança, desde os 0 meses até aos 3 anos. Neste livro profusamente ilustrado, encontra ainda as estratégias e os jogos que o vão ajudar a estimular e desenvolver a comunicação com seu filho. Compreenda a linguagem secreta do seu bebé e apaixone-se ainda mais!"

Sem comentários:

Enviar um comentário