domingo, 17 de fevereiro de 2013

Ratos e Homens



Publicado por: Angélica

Autor: John Steinbeck
Ano: 1937
Classificação: 5/5

Depois de ler "A Pérola", andava há uns tempos à procura de "Ratos e Homens", de John Steinbeck. Fui encontrá-lo na minha biblioteca preferida, e muito querida, em casa da minha avó, com aquele cheiro de livro antigo, de páginas amareladas pelo passar do tempo.
O que destaco do livro é a forma como Steinbeck  consegue ser tão profundo de uma forma simples, com uma escrita "fácil", o que faz com que a leitura flua e, numa tarde, se leia um livro seu.
Mas não nos deixemos enganar por esta aparente simplicidade, pois, como referi, Steinbeck conduz-nos às profundezas do ser humano, às suas entranhas. Apetece perguntar como faz ele isso de uma forma aparentemente tão fácil...
Por estas páginas, encontrei a solidão, a amizade, os sonhos... e também as desigualdades sociais entre os homens e, novamente, o sonho, a esperança, aquilo que nos agarra à vida.
"Ratos e Homens" é a história de dois homens que talham juntos os caminhos da existência e de outros seres humanos que com eles se cruzam. As personagens são intensas e psicologicamente complexas, mesmo quando a sua presença parece não ser decisiva para o desenrolar da ação. O final só poderia ser aquele e, mesmo assim, não o poderia imaginar.
Gosto de livros assim, que me façam andar a pensar neles durante dias, que consigam pôr a descoberto o ser humano e, com isso, provoquem em mim um sismo interior.
Um livro que quero reler e que me faz querer ler toda a obra de Steinbeck.

John Steinbeck nasceu a 27 de fevereiro de 1902, nos Estados Unidos. Recebeu o Prémio Nobel da Literatura em 1962, seis anos antes de morrer.

Sem comentários:

Enviar um comentário