sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

O livro da sabedoria do lar


Autor: Jon Vara
Ano: 2001
Editora: Círculo de Leitores
Número de páginas: 158

Classificação: 2/5
Lido de 05/01/2013 a 08/01/2013 (4 dias)


Opinião:
Quando me decidi a ler este livro, estava à espera de achar mais interessante. De facto, o livro dá dicas para resolver problemas do lar, mas muitas das coisas acabo por não precisar. Este é um daqueles livros que serve de consulta e não tanto para ser lido como se fosse um romance (do princípio ao fim). É preciso ir lendo e relendo para sabermos pesquisar, caso haja uma necessidade.
Um ponto que gostei no livro foi o sentido de humor do escritor. Tinha algumas frases bastante engraçadas. E anotei muitas outras, que podem servir de "pensamentos do dia".


Sinopse:

"O Livro da Sabedoria do Lar é uma compilação de saberes e dicas para melhor gerir o lar e apresenta-se como um guia para resolver problemas que ocorrem no dia-a-dia. Este livro, da autoria de Jon Vara parece basear-se em dicas do tempo dos nossos avós e no senso comum mas alguns dos conteúdos que apresenta continuam a ser úteis e actuais. O autor deste livro descreve-o como: "Um guia prático para viver de forma mais inteligente, mais saudável, e mais feliz! Agora pode aprender a organizar a sua casa, limpar e reparar utensílios domésticos, cuidar melhor do seu animal de estimação, livrar-se das pragas domésticas e poupar dinheiro. Mais do que uma compilação de dicas, este é um livro para aprender a viver de forma simples e sensata e ter prazer com isso."

"O livro da Sabedoria do Lar do Lar divide-se em sete capítulos, cada um com um enfoque diferente. O livro inicia abordando a difícil questão da desordem e fornece dicas para estabelecer um nível eficiente de desorganização. Seguidamente, aborda as diversas habilidades que o dono da casa pode aprender para evitar chamar profissionais, como por exemplo na pintura da casa, e apresenta uma breve história dos utensílios assim como dicas para poupar água e energia. 
O quarto capítulo do livro inclui dicas para limpar a casa de forma fácil e alguns dos produtos de limpeza básicos e económicos que se podem ser utilizados. O capítulo seguinte sumariza alguns cuidados a ter com animais de estimação e dedica algumas páginas a temas educativos relacionados com as crianças. O sexto capítulo é dedicado às pragas que podem atingir uma habitação. O livro da Sabedoria do Lar termina com um capítulo intitulado "Simples e Feliz ou Estratégias para Viver uma Vida Simples" e inclui dicas diversas sobre frugalidade e como poupar dinheiro, principalmente na alimentação. Este pequeno guia do lar pode ser útil para descobrir ou redescobrir algumas dicas de sabedoria caseira que, na prática, resultam mesmo."

(sinopse retirada daqui: http://como-poupardinheiro.blogspot.pt/2010/11/o-livro-da-sabedoria-do-lar.html)

Sem comentários:

Enviar um comentário