segunda-feira, 21 de abril de 2008

An angel at my table




Nome em português: Um anjo à minha mesa
Ano: 1990
Género: Biografia, Drama
Realizadora: Jane Campion
Argumento: Janet FrameLaura Jones
Elenco: Kerry Fox (como Janet Frame), Alexia Keogh (como Janet Frame como adolescente), Karen Fergusson (como Janet Frame como criança)


Opinião e sinopse:
Minha classificação: 4/10. 
Filme requisitado da biblioteca e visto em abril de 2008. Como era uma triologia, vi duas partes numa manhã e a última parte à noite.
Este filme é baseado na autobiografia de Janet Frame. Ainda em criança, Janet mostra-se diferente das restantes e, apesar de se formar como professora, é considerada louca e internada numa instituição por oito anos. Coitada. :( Depois de sair, alcança o sucesso escrevendo livros.
Não gostei lá muito do filme...


"Janet Frame é uma autora neozelandesa diversas vezes nomeada para o Prémio Nobel da Literatura. Nascida em 1924, faleceu em Janeiro de 2004. Recebeu vários prémios literários, inclusive o da Commonwealth de 1989 para o livro "Os Cárpatos no Nosso Jardim", e, aos 28 anos de idade, foi galardoada com um prémio literário particularmente importante, uma vez que a impediu de sofrer uma lobotomia.

Com uma vida plena de enriquecedoras experiências pessoais (passou parte da sua vida internada em hospícios), Janet Frame primava pelo bom humor, pela reserva à exposição mundana e por uma relação de intimidade com a escrita.

É autora de duas dezenas de livros, dos quais, "Os Cárpatos no Nosso Jardim" é o único traduzido em Portugal.

"Um Anjo à Minha Mesa", uma trilogia autobiográfica, adaptada ao cinema por Jane Campion, num filme estreado no nosso país em 1991, será talvez a maior referência para o público português."
(texto retirado daqui)


Trailer:




Sem comentários:

Enviar um comentário