segunda-feira, 25 de julho de 2022

Filhos inteligentes enriquecem sozinhos

 


Autor: Gustavo Cerbasi
Ano: 2006
Editora: Livros D'Hoje
Número de páginas: 194

Lido entre 20/07/2022 e 24/07/2022 (5 dias)
Classificação: 4/5


Opinião:
Livro requisitado da biblioteca.
Gosto imenso deste género de livros. Este, em concreto, trouxe-me poucas informações novas, mas, pelo menos passei umas boas horas na leitura.


Índice do livro:
1 - Pais e filhos sabem lidar com o dinheiro?
2 - Podemos contar com a escola?
3 - Como aprendem as crianças?
4 - Sete princípios fundamentais na educação financeira
    a) Valorizar - nem todo o valor tem o seu preço
    b) Celebrar - as celebrações quebram a rotina
    c) Orçamentar - o seu limite é o que você tem (por exemplo, a usar a técnica dos envelopes)
    d) Investir - juros recompensam poupados
    e) Distinguir - amigos, amigos, negócios à parte (só se deve fazer amizade após o pagamento, pois com amigos é mais difícil negociar)
    f) Negociar - o seu dinheiro vale mais na sua mão do que na dos outros
    g) Equilibrar - Vida rica é vida em equilíbrio (sem extremos, seja de poupança ou de gastos)

5 - Seis atitudes fundamentais
    a) Ensine todos os dias - aprendemos por repetição (através de uma conversa descontraída)
    b) Ensine com diversão - aprendemos por prazer (o papel das crianças é brincar e devem aprender de uma forma divertida)
    c) Ensine pelo exemplo - aprendemos por inspiração
    d) Ensine com justiça - aprendemos por obrigação moral (cumprir as promessas feitas às crianças)
    e) Ensine com humildade - aprendemos também quando ensinamos
    f) Ensine com carinho - aprendemos por amor

6 - Ferramentas para a aprendizagem
    a) mobilização nas escolas
    b) quando o dinheiro surge na vida dos filhos ("é de pequenino que se torce o pepino")
    c) condições para os filhos receberem dinheiro
    d) o mealheiro voltou a estar na moda
    e) mesada: o melhor instrumento?
    f) o que é a mesada?
        - a mesada não deve ser interpretada omo recompensa por serviços prestados
        - a mesada não deve ser usada como instrumento e chantagem por parte dos pais
        - a mesada não deve ser interpretada como prémio por boa educação (enm com comportamento)
        - a mesada não é um presente nem caridade dos pais
        - a mesada não deve ser imposta aos filhos (mas quando/se as crianças pedirem
        - o valor da mesada deve ser negociado e não definido pelos pais
    g) mesada ou semanada? (nos primeiros anos deve ser semanada que é mais fácil de gerir)
    h) como negociar a semanada
    i) mesada maior, maior responsabilidade - e vice-versa
    j) empréstimos e investimentos
        - permita aos seus filhos lidarem com dinheiro
        - dê motivos suficientes para que eles rejeitem a possibilidade de pedirem dinheiro
        - incentive-os a entender que os juros recompensam os poupados
    k) orçamento e mesada
        - uso dos envelopes
        - prestação de contas (que os adolescentes mentem muitas vezes para esconderem gastos reais que tiveram. Na realidade não se deve controlar ao pormenor)
    l) ferramentas dos bancos e outras instituições
    m) contas de depósito e de poupança
    n) seguros de capitalização e fundos de investimento
    o) planos de poupança (os bancos muitas vezes querem que as crianças tenham as suas contas, porque muitas vezes o cliente não quer fechar a conta em que abriu em criança e não procura outras alternativas)
    p) simulações de compra e venda de ações
    q) livros, jogos e brincadeiras que ensinam a enriquecer (por exemplo, o jogo do Monopólio
    r) aprendendo pela leitura
    s) aprendendo pela brincadeira
    t) aprendendo com vivências quotidianas

7 - Conversas mais maduras ao longo do tempo
    a) maturidade para entender (os filhos só devem saber quanto ganham os pais quando tiverem maturidade e perceberem as despesas que se tem, caso contrário vão sempre achar que os pais ganham muito e não entendem porque é que eles não podem comprar tudo quanto querem)
    b) quando e como introduzir novos temas
    c) rendimento
    d) orçamento doméstico (os filhos podem ajudar a planear as despesas necessárias para uma viagem)
    e) investimentos e património da famíla
    f) herança
    g) negócios da família
    h) seguros
    i) investimento na educação dos filhos: responsabilidade dos pais
    j) os filhos não são investimento
    k) emprestar aos filhos versus "patrocinar" (ou "paitrocinar")

8 - Filhos mais ricos
    a) o que os pais deveriam esperar dos filhos adultos
    b) riqueza da família
    c) doar é parte do sentido da riqueza
    d) todos ganham
    e) nunca é tarde para ajudar o seu filho


Outros pontos a reter do livro:
- muitas vezes os próprios professores na escola não tiveram uma educação financeira. Daí ser difícil ensinar aos alunos.
- as páginas de jornal referentes a investimentos e negócios são normalmente deixadas de lado

Sinopse:
"Hoje em dia, é inevitável que as crianças e os jovens também estejam em contacto com as questões financeiras. Afinal, eles pedem, querem e exigem sempre mais, escolhem as marcas e tipos de brinquedos, roupas, calçado, telemóveis que desejam e até os lugares a serem frequentados. É por isso que é imprescindível, desde cedo, direccioná-los para saberem lidar bem com o dinheiro.
Filhos inteligentes enriquecem sozinhos irá mostrar que o acto de educar financeiramente os seus filhos não precisa de ser aborrecido nem acompanhado de complicadas planificações. O consultor financeiro Gustavo Cerbasi apresenta ideias para aplicar no dia-a-dia que, quando adoptadas em família, acompanhadas por ele, mostraram efeitos bastante positivos na forma como crianças e jovens passaram a lidar com os próprios recursos e com a riqueza da família.
Certamente já pensou que a sua vida poderia ser, hoje, muito mais próspera se, desde cedo, tivesse aprendido a lidar com o dinheiro de modo adequado.Diante desse quadro, o que tem feito para ajudar os seus filhos a educarem-se financeiramente?"

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