quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

O leitor

 


Autor: Bernhard Schlink
Ano: 2014 (o original é de 1995)
Editora: ASA
Número de páginas: 189

Classificação: 3/5
Lido entre 10/01/2021 e 12/01/2021 (3 dias)


Opinião:
Livro conseguido através da BdT em 2015. Ou seja, está na estante à espera de ser lido há quase 6 anos! Já não me recordo porque é que incluí este livro na minha wishlist para ler.
Estive mesmo para desistir a meio do livro, com muita pena minha, mas estava a ser um bocado assustador porque falavam dos campos de concentração na Alemanha. Decidi, assim, parar a leitura durante a noite e li o resto só de dia.
Gostei do livro e fiquei contente por não ter desistido. Acho que o livro é bastante bom. O problema é que não é bem o meu género. Penso que não posso ver o filme baseado nesta obra porque deve ser muito forte.
 

Sinopse:
"Michael Berg, um adolescente nos anos 60, é iniciado no amor por Hanna Schmitz, uma mulher madura, bela, sensual e autoritária. Ele tem 15 anos, ela 36. Os seus encontros decorrem como um ritual: primeiro banham-se, depois ele lê, ela escuta, e finalmente fazem amor. Este período de felicidade incerta tem um fim abrupto quando Hanna desaparece de repente da vida de Michael.
Michael só a encontrará muitos anos mais tarde, envolvida num processo de acusação a ex-guardas dos campos de concentração nazis. Inicia-se então uma reflexão metódica e dolorosa sobre a legitimidade de uma geração, a braços com a vergonha, julgar a geração anterior, responsável por vários crimes.
Perturbadora meditação sobre os destinos da Alemanha, O Leitor, é desde O Perfume, o romance alemão mais aplaudido nacional e internacionalmente. Já traduzido em 39 línguas, a obra foi adaptada ao cinema. Para além disso, este romance foi galardoado em 1997 com os prémios Grinzane Cavour, Hans Fallada e Laure Bataillon. Em 1999 venceu o Prémio de Literatura do Die Welt."

Sem comentários:

Enviar um comentário