quarta-feira, 30 de maio de 2018

Comer sem birras


Autor: Filipa Sommerfeldt Fernandes
Ano: 2017
Editora: Manuscrito
Número de páginas: 200

Lido entre 25/05/2018 e 28/05/2018 (4 dias)
Classificação: 4/5


Opinião:
Como o meu filho vai iniciar proximamente a alimentação dos sólidos, andava à procura de um livro que desse conselhos e sugestões para esta nova fase. O que eu encontrava em todo o lado eram receitas. Então, fiz primeiro uma pesquisa na net de eventuais livros que pudessem abordar este assunto, e depois fui folheá-los na fnac. Este era o único, dos que vi, que encaixava no que eu procurava. Chamou-me também à atenção o facto de já ter lido outro livro desta autora: 10 dias para ensinar o seu filho a dormir. Em relação ao sono, para já está a correr tudo bem. Tenho seguido algumas das sugestões da autora. Por isso, resta experimentar como será em relação à alimentação.
Uma crítica ao livro é que a autora refere as mesmas coisas por diversas vezes. Penso que era capaz de ter feito um livro mais fininho (como o "10 dias para ensinar o seu filho a dormir"), e menos repetitivo. 
Outra crítica é para a revisão do texto. Houve, pelo menos, três frases que achei que o revisor de texto falhou. Eu também às vezes erro, mas eu não escrevo livros, nem tenho revisores. :)
Algumas das estratégias da autora fazem sentido, mas outras fazem pensar se resultarão mesmo. Entretanto terei oportunidade de ver isso. 


Sinopse:
"Para algumas famílias a hora da refeição é um momento de stress que tem como ingredientes choro e muitas birras.

Há crianças que simplesmente cerram a boca, e ali não entra nada. Outras demoram duas horas para comer a sopa. Há quem adore ervilhas e no dia seguinte as odeie. Há os esquisitos que só comem isto e aquilo e os que exigem bife com arroz todos os dias… Também há pais que se tornam chefs e fazem três jantares diferentes para evitar birras. Ou os que ao porem a mesa para o jantar ligam de imediato o tablet porque ao menos distraídos com 31 vídeos e 20 canções os filhos sempre vão comendo alguma coisinha…

Filipa Sommerfeldt Fernandes, terapeuta de sono infantil, ouviu as famílias que passaram a dormir perguntar-lhe vezes sem conta como fazer para os filhos comerem melhor. Dedicou-se, por isso, a estudar este tema e a encontrar as melhores estratégias para ajudar os mais pequenos a comerem de forma variada e sem birras. Este livro é o resultado da sua experiência com milhares de famílias ao longo dos últimos anos. Um plano de 6 semanas, com resultados garantidos, para que acabem as guerras à mesa. É essencial perceber que a comida não é moeda de troca, nem serve de recompensa e não podemos obrigar as crianças a comer, mas também não devemos desistir ao primeiro «não». O fundamental é manter a calma.

Neste plano prático e recheado de dicas, vai aprender a definir os Tempos para Comer ou a oferecer ao seu filho a lista dos alimentos «Amados», variando e introduzindo aos poucos e sem disfarces os «Inimigos» e os «Desconhecidos». Vai ainda ter acesso a uma série de pequenos (grandes) truques que o vão ajudar a transformar as refeições em momentos descomplicados e mais felizes.

Este não é um livro sobre o Que comer, mas sim Como comer, porque ter fome é natural, mas comer bem, e no momento adequado, é algo que se aprende. E se ensina."

Sem comentários:

Enviar um comentário