quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

10 dias para ensinar o seu filho a dormir


Autor: Filipa Sommerfeldt Fernandes
Ano: 2014
Editora: A esfera dos livros
Número de páginas: 166

Lido entre 22/11/2017 e 04/12/2017 (13 dias)
Classificação: 3/5


Opinião:
Livro emprestado pela minha irmã.
Este é um livro bastante polémico. Creio que na altura quando foi lançado, a autora foi a vários programas de televisão e muita gente não concordou com a opinião dela sobre algumas questões.
Uma das opiniões que li na net, é que não se devem ler este género de livros antes de sequer conhecer o seu bebé. Eu ainda não conheço o meu bebé, mas penso que não tem mal nenhum ler este género de livros. Sempre dá para ter uma ideia.
Há pessoas que ficam super ofendidas com algumas das sugestões da autora. Acho que não têm nada por que ficar ofendidas. Se não quiserem seguir as sugestões, se estão bem assim, ótimo. As sugestões são para aquelas pessoas que não estão bem como estão, que não dormem (e cujas crianças não dormem) e querem mudar a situação. Se as pessoas estão bem a acordar várias vezes por noite, e estão à espera que a fase passe, nada contra.
Muitas pessoas comentam em fóruns sobre este livro, sem claramente o terem lido. A autora nunca disse que havia uma única estratégia. As pessoas queixam-se que estes livros insistem numa fórmula mágica e que deve ser aplicada a todos os bebés. Claramente não leram nada do que foi escrito. Aliás, ela refere várias vezes que cada família tem as suas rotinas e tem que adaptar à melhor forma. Aliás, até dá o exemplo de um pai que chega tarde a casa e que não faz sentido o miúdo já estar a dormir nessa altura, porque assim nunca passa tempo com o pai. Não tem nada a ver com comentários como eu li do género "vou ter de sair mais cedo do trabalho para vir para casa para deitar o meu filho às 20h?". Enfim...
A autora dá até o exemplo de bebés que precisam de uma série de rotinas para adormecer mas que, se depois dormem a noite toda, qual é o problema de terem aquelas rotinas todas? O que interessa é que durmam e deixem os pais dormir.
Há quem diga que esta autora copiou determinados livros e acrescentou-lhe meia dúzia de coisas só para ganhar dinheiro com o livro. Não faço ideia se é verdade ou não (porque não li os outros livros referidos) mas acho normal que as ideias não sejam todas "originais" dela. Se calhar se lermos livros de psicologia (ou de cozinha ou de outra área qualquer) não vai ser tudo original de quem o escreveu. Certo?
Posto isto, se calhar eu nem vou aplicar nada do que se diz no livro. Ou vou retirar algumas coisas. Não sei. Nem sequer nasceu ainda. Queria também dar uma vista de olhos nos outros livros que foram referidos na internet. E depois se calhar ir aplicando o que considero que faz mais sentido para mim, sem andar com fundamentalismos.


Sinopse:
"Não sabe o que é dormir uma noite inteira desde que o seu filho nasceu? Amamenta várias vezes por noite porque descobriu que é a única forma de acalmar o seu filho? O seu bebé só adormece quando está a mexer no seu cabelo ou agarrado à sua mão? Quando o adormece ao colo e o vai deitar, basta um movimento em direção à cama para que acorde? Os seus níveis de ansiedade aumentam à medida que o sol se põe e sabe que se aproxima mais uma noite de stresse e angústia? Reconhece-se nestas perguntas? Então é porque tem em casa um bebé que não dorme nem deixa dormir. E quer - melhor, precisa urgentemente - de uma solução para que as suas noites deixem de ser um tormento. Neste livro encontra um método inovador que vai ensinar o seu filho a dormir em 10 dias. Passo a passo, dia a dia, Filipa Sommertfeldt Fernandes, a especialista em sono de bebés e crianças, traça-lhe um plano de ação prático e eficaz. - Identificar os erros mais comuns que os pais cometem; - Aprender a organizar o dia do seu bebé e a criar rotinas e hábitos que o vão ajudar a ficar mais tranquilo na hora de dormir; - Estratégias para atuar perante o choro; - O que fazer se o seu filho sair da cama; - O que fazer se o bebé começar a palrar ou a falar; - O truque da envolta e do chamado «white noise»; - Os 5 mandamentos infalíveis deste método. Filipa Fernandes assegura-lhe que o seu filho vai aprender a adormecer sozinho. Mas deixa um aviso: é provável que chore. Contudo, ao contrário de outros métodos que defendem que se deve deixar a criança sozinha a chorar sem qualquer contacto físico que a console, esta especialista, com formação em Sleeping Training, em Inglaterra, assegura que os pais podem estar sempre ao lado do seu bebé, a dar-lhe carinho, porque o contacto físico é essencial para que o seu filho se sinta seguro e perceba que adormecer é um ato natural e necessário."

Sem comentários:

Enviar um comentário