quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

O céu existe mesmo


Autor: Lynn Vincent, Todd Burpo
Ano: 2011
Editora: Lua de Papel
Número de páginas: 160

Classificação: 3/5
Lido entre 06/02/2012 e 08/02/2012 (3 dias)


Opinião:
Sinceramente fiquei um bocado desiludida com este livro. Foi o livro mais vendido em 2011 e eu esperava muito mais dele. O livro é sobre uma história real, de um menino que, supostamente, morreu, esteve no Céu e voltou.
Eu, pessoalmente, acredito que existe o Céu. Aliás, não tenho qualquer dúvidas disso. Mas duvido bastante que esta história não seja "forçada". Quando o menino morreu, tinha 4 anos. E ele vai contando coisas que viu no Céu durante meses e anos. Para já, um menino de 4 anos não é capaz de se recordar, anos depois, de pormenores de qualquer acontecimento. Pode lembrar-se de algum acontecimento, mas nunca de pormenores. Isso está estudado pela Psicologia. Aliás, a maioria das pessoas só tem recordações a partir dos 6 anos. Antes disso, só se recorda se tiver sido algo muito importante, mas, repito, não se lembra de tantos pormenores.
Neste livro, o menino está constantemente a lembrar-se de pormenores. E, ainda por cima, são todos a comprovar o que diz a Bíblia. Eu não acredito em tudo o que diz a Bíblia e sei que muitas das coisas são em sentido figurado. Há coisas que querem dizer outras ou simbolizam outras coisas. Toda a gente sabe disso. E ele vir a comprovar tudo o que está na Bíblia, para mim é inventado.
Faz-me lembrar um menino que eu tive num estágio. O menino tinha 3 anos e estava sempre a falar do irmão mais velho dele. Sempre, sempre a falar do irmão: o que o irmão tinha feito, onde tinha ido... Até que um dia, a educadora disse-me que ele não tinha irmão mais velho nenhum. Ele era filho único, mas queria tanto, mas tanto, ter um irmão mais velho, que inventava todas aquelas coisas e que, se calhar, ele próprio acreditava que essa pessoa existia.
Acho que o livro teria muito mais a ganhar se tivesse parado ao fim de dois ou três capítulos, porque até aí eu estava a acreditar verdadeiramente. Mas esta é só a minha opinião.


Sinopse:
"A história real do menino que esteve no Céu e trouxe de lá uma mensagem - Colton Burpo tinha quatro anos quando foi operado de urgência. Meses mais tarde, começou a falar daquelas breves horas em que esteve entre a vida e a morte, e da sua extraordinária visita ao céu. O seu relato só agora foi revelado pelos pais. E tornou-se num fenómeno editorial sem precedentes. Foi em 2003 que o pequeno Colton, sentado na sua cadeirinha no banco de trás do carro, começou a falar sobre os anjos que o tinham visitado durante a operação à apendicite aguda... O pai, sacerdote, nem queria acreditar. Estacionou, respirou fundo, e fez algumas perguntas ao filho. E o miúdo respondeu, sem dar muita importância ao assunto. Falou do que viu, dos seus encontros com Deus e com Jesus, das visões que teve durante a cirurgia, da mãe e do pai a rezarem enquanto ele era operado. Foi apenas o início. Colton tinha de facto visitado o céu, e trazia consigo uma importante mensagem para partilhar…"

Vídeo sobre uma entrevista que fizeram ao menino e ao pai:


Sem comentários:

Enviar um comentário