quarta-feira, 7 de maio de 2008

Amadeus



Ano: 1984
Género: Biografia, Drama, História
Realização: Milos Forman
Argumento: Peter Shaffer
Elenco: Tom Hulce (como Amadeus) e F. Murray Abraham (como Antonio Salieri)


Opinião:
Minha classificação: 9/10. Filme visto em abril de 2008.
Normalmente escolho os filmes que vou ver pela capa (a menos, claro, que me interesse realmente, apesar de ter uma capa feia). Este filme foi emprestado pelo Zé e vi-o num sábado à noite, na Póvoa. Nunca lhe cheguei a ver a capa. Ainda bem que nunca a vi, porque senão teria recusado, já que a capa é mesmo horrível!

Mas o filme é muito bom! É super longo (tem mais de 2h!) mas vale a pena.

É, como é mais do que óbvio, um filme sobre Mozart. Depois de o ver, fui dar uma vista de olhos pela sua biografia e deu para confirmar algumas das informações que aprendi ao longo do filme.

Recomendo vivamente! Faz parte da cultura geral de qualquer pessoa saber o mínimo sobre pessoas que foram tão importantes, tal como o Mozart.


Sinopse:
"Este filme conta a história da vida de Mozart aos olhos do seu grande rival Salieri. Salieri, trinta e poucos anos depois da morte de Mozart, é levado para um asilo depois de uma tentativa do suicídio. Um padre vem a seu encontro para ouvir a sua confissão acerca da morte de Mozart, mas no entanto é levado a ouvir a história de como Salieri, conduzido pela inveja, tudo faz para destruir Mozart. 
Um grande filme, vencedor de 9 Óscares, incluindo o Óscar de melhor filme, melhor realizador e melhor actor."


Trailer:


1 comentário: