Autor: Luís M. Aires
Ano: 2009
Editora: Edições Sílabo
Número de páginas: 91
Lido entre 29/04/2021 e 30/04/2021 (2 dias)
Classificação: 2/5
Classificação: 2/5
Opinião:
Livro emprestado pela minha irmã.
Dentro da categoria "livro chato" (porque o assunto não é propriamente apelativo) o livro até é interessante. Apesar de ser direcionado para professores que lecionam no 3.º ciclo e secundário, havia uma série de aspetos referidos que são gerais e podem ser facilmente aplicados para a Educação pré-escolar e 1.º ciclo. Um livro muito fácil de ser consultado mais tarde.
Capítulos do livro:
1- Indisciplina na sala de aulas: perspetivas
a) Desenvolvimento moral e social dos 12 aos 18 anos
b) Causas da indisciplina escolar
c) Modelos de correção, pelo professor, de comportamentos de indisciplina.
2- Medidas pontuais:
a) Ações preventivas
- durante a 1a semana de aulas, mantenha uma atitude e postura circunspetas,
- apresente-se como um modelo de não agressão, seja sempre cortês com os alunos,
- clarifique devidamente, no início do ano letivo, as regras e as expetativas de comportamento,
- envolva os alunos no estabelecimento de regras e limites de comportamento,
- mostre que está atento.
b) Ações Corretivas:
- se tem de atuar disciplinarmente, mantenha-se sereno
- desenvolva um repertório diversificado de sanções
- imponha penalizações, mas faça as pazes
- elabore um historial de incidentes dos alunos mais difíceis
3- Medidas Globais
a) Estratégias preventivas/corretivas
- ter a turma envolvida na aprendizagem
- planificar o espaço de aprendizagem
- ensinar e desenvolver competências sociais
- consequências de grupo e contratos de contingência
- decidir um estilo de liderança
4- Considerações finais
Aspetos importantes que eu retive:
-importância de planear as aulas (dá menos azo a indisciplina)
-importância de fazer reflexões frequentes sobre a indisciplina
-dar indicações assertivas em vez de fazer comentários do género "porque é que fizeste isto?"
-retirar privilégios em vez de castigar
-ir registando os dias em que acontecem os casos de indisciplina, e o que aconteceu exatamente
-é normal que um professor não seja "igual" com todas as turmas porque depende dos alunos e das suas caraterísticas/comportamentos
Sinopse:
"Numa época difícil para os professores - alunos problemáticos e pouco tempo para auto-formação -, este livro prático sobre a disciplina na sala de aulas está concebido para ser lido de um único fôlego. De pequenas dimensões, redigido num estilo simples e directo, pretende-se que os docentes o guardem na sua pasta e o releiam facilmente, sempre que sentirem que um aluno ou turma lhes foge."
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