domingo, 15 de setembro de 2024

Ganhei uma vida quando te perdi

Autor: Raul Minh'alma
Ano: 2019
Editora: Manuscrito
Número de páginas: 308

Lido entre 24/08/2024 e 14/09/2024 (22 dias), média de 14 páginas por dia
Classificação: 5/5

Opinião:
Livro oferecido pela minha colega de trabalho, em 2.ª mão. Este foi o 2.º livro que leio deste autor, sendo que o 1.º foi Durante a queda aprendi a voar, que também adorei. 
Inicialmente a história parece ter algumas coisas bastante ridículas, como uma pessoa que, com uma ampulheta, faz esquecer os momentos passados com outras pessoas. Mas, no final, tudo faz sentido.

Sinopse:
"Como é que se esquece alguém? Quando Alice decide esquecer Gustavo, depois de este a ter magoado, procura Artur, um homem sábio e misterioso que tem o dom de apagar, temporariamente, as memórias associadas a uma pessoa.
No entanto, Alice estava longe de imaginar as consequências que essa decisão iria trazer para a sua vida, principalmente depois de se apaixonar por Rodrigo.
Agora tinha mais uma difícil decisão em mãos: enfrentar o passado, ou viver este novo amor que, depois de ter apagado parte das suas memórias, poderia não passar de uma mera ilusão…
O autor bestseller Raul Minh’alma, líder dos tops nacionais de vendas, traz-nos um romance arrebatador onde nos explica como fazer de um fim um novo começo e de uma perda uma grande conquista."

sábado, 24 de agosto de 2024

Educar pela positiva: um guia para pais e educadores

 


Autor: Nuno Pinto Martins
Ano: 2023
Editora: Bertrand Editora
Número de páginas: 158

Classificação: 5/5
Lido entre 15/08/2024 e 23/08/2024 (9 dias)


Opinião:
Fiz a formação "Educar pela positiva" com o autor deste livro e gostei mesmo muito! Durante as semanas em que estive a fazer a formação, senti-me com mais paciência e calma para resolver os conflitos. Tive a mesma sensação durante os dias de leitura deste livro. 
Sinto que nada de novo se disse na formação ou no livro. Parece tudo óbvio. Mas, se assim fosse, porque é que as pessoas todas não usavam essas estratégias? A minha resposta é: porque dá trabalho, porque os resultados não são imediatos. É mais fácil ir por outros caminhos. E quem segue essas estratégias é vista como "a mole", "a que tem pouca autoridade".
Com o meu índice e resumo do livro, que indico a seguir, espero não estar a revelar demasiado. Mas acho que não. São apenas títulos e ideias. O melhor mesmo é ler o livro na íntegra e colocar as ideias em prática!


Índice do livro:
- Prefácio
- Prólogo
- Introdução
- Capítulo 1 - O poder do exemplo: que exemplos lhes passamos, os efeitos do grito, dicas para deixar de gritar
- Capítulo 2 - Como estamos a educar: relacionado com os estilos de liderança (adaptado para estilos parentais), coisas que deve dizer sempre aos filhos
- Capítulo 3 - Educar com disciplina positiva: firmeza, carinho, corrigir depois de reconectar, frases de elogio vs frases de estímulo, tabela de rotinas vs tabela de comportamento
- Capítulo 4 - Aprendendo a educar: um bebé não vem com manual de instruções. Lidar com birras. Emoções da criança.
- Capítulo 5 - Castigo e recompensa: que crianças queremos? Será que o castigo resulta? Consequência natural e consequência lógica. O foco nas soluções. Assumir o controlo da situação. Antecipar. Estabelecer um limite. Ajude a pensar. Não obrigue, peça a colaboração. Negoceie. O perigo das recompensas. 
- Capítulo 6 - As razões por detrás do "mau" comportamento. Rótulos e etiquetas. Porque é que as crianças se portam "mal" (ponta do iceberg). O objetivo do "mau" comportamento. Como ajudar o comportamento. (com tabelas)
- Capítulo 7 - O nosso cérebro: como funciona durante os conflitos? Como recuperar o controlo do cérebro (respirar fundo, pedir um abraço, sair de cena, time out positivo, espaço da calma, mudar o foco, sussurrar, cócegas, ser paciente).
- Capítulo 8 - O ciclo do conflito (4 fases: incidente, sentimento da criança, comportamento da criança, reação do adulto/outras crianças). Parar o ciclo do conflito. Decifrar os sentimentos da criança. Relações entre irmãos.
- Capítulo 9 - Tecnologia: inimiga ou aliada? Limites, definir o espaço, avisar com antecedência, arranjar alternativas, dar o exemplo.
- Capítulo 10 - Cuidar de mim para cuidar dos outros: pirâmide das necessidades de Maslow. Importância do tempo especial com a criança. Coisas que o seu filho se vai lembrar quando crescer.
- Conclusão.


Sinopse:
"Estratégias simples e eficazes, com exemplos práticos e reais, para superar os desafios da educação.
Educar pela Positiva é um guia para apoiar pais e educadores na mais exigente e emocionante das missões: educar. Com uma linguagem simples e acessível, o autor desmonta as razões por detrás do mau comportamento, apela à reflexão e apresenta um conjunto de dicas, estratégias e poderosas ferramentas para uma relação mais efetiva (e afetiva) com as crianças.
Este livro dá-lhe pistas concretas para ajudar os mais novos a resolverem problemas, a superarem os desafios do crescimento e a desenvolverem autonomia, responsabilidade, cooperação e autoestima - características essenciais para que cresçam felizes e se tornem adultos realizados."

quinta-feira, 15 de agosto de 2024

Acolhimento familiar


Autor: Paulo Delgado
Editora: Profedições
Ano: 2007
Número de páginas: 255

Lido entre 01/08/2024 a 14/08/2024 (14 dias) (média 18 páginas por dia)
Classificação: 3/5


Opinião:
Recebi este livro no Sindicato. Parecia mesmo direcionado a mim. Mas fiquei um bocado desiludida, quer pelo texto (havia alguns erros ortográficos que não eram gralhas), quer pelo que é verdadeiramente o Acolhimento Familiar em Portugal. Ainda há tempos vi uma reportagem na televisão e parece ser algo que funciona bem.

Parte 1 - Princípios, funções e dilemas do Acolhimento familiar

1. - Uma primeira abordagem ao conceito de Acolhimento familiar

2. - Modalidades de Acolhimento familiar.
Há países em que o Acolhimento em Instituições é bastante irrisório, priviligiando-se o Acolhimento familiar, ao contrário de Portugal em que há muita falta de famílias para acolhimento. Existe também o acolhimento informal, de acordo direto entre famílias de amigos, vizinhos ou família alargada, com vantagens para a criança, como oferecer um espaço familiar ou manter a criança na comunidade.
Apesar do conceito de Família de Acolhimento estar relacionado com algo temporário, há uma minoria de crianças que nunca regressarão às suas famílias.

3. - Do acolhimento familiar tradicional à especialização do desempenho
"As famílias de acolhimento são voluntárias, mal remuneradas, não acolhendo da melhor forma o envolvimento da família biológica ou dos técnicos dos Serviços Sociais, e agindo essencialmente por intuição."
Há quem defenda que deva funcionar apenas pelo altruísmo, e que não deva ser remunerado. Mas há quem defenda o contrário. No Reino Unido existe também o Acolhimento profissional, de famílias que vivem disso e que recebem casos mais difíceis.

4. - Recrutamento das famílias de acolhimento
Quanto ao recrutamento de famílias de acolhimento, as estimativas prevêem que apenas 10% das pessoas que manifestam interesse pelo acolhimento se convertem em acolhedores. As causas que fazem despertar o interesse pelo Acolhimento familiar podem ser: conhecer famílias de acolhimento, ter experiência no relacionamento com crianças e o desejo de ajudar.
Entre os fatores que dficultam a captação de novas famílias de acolhimento destacam-se: as dificuldades que as crianças acolhidas apresentam, falta de reconhecimento social pela figura do acolhedor, escassas ajudas económicas em relação ao custo real do acolhimento, falta de apoio pelos serviços de proteção da criança, necessidade de maior formação inicial e contínua.

5. - Seleção e formação das famílias de acolhimento
A fase de seleção passa por 3 entrevistas: a primeira é informativa e pretende clarificar dúvidas e receios; a segunda inclui todos os membros da família e procura determinar o grau de motivação do grupo e de cada um; a terceira decorre no domicílio da família para determinar o grau de integração social da família no meio. Ao conhecer os motivos dos candidatos, podem perceber se há motivos "errados" como as dificuldades encontradas na adoção, necessidade de substituir um meio da família, procura de companhia para os filhos, obtenção para a relação conjugal, ou necessidade de reviver situações passadas.

6. - Preparação da colocação da criança
Alguns pontos a referir: encontros entre a criança e a futura família acolhedora; explicação do porquê e do que é o acolhimento; não esquecer a família biológica para apostar na reunificação.

7. - Acompanhamento e avaliação do acolhimento
Três argumentos que justificam o acompanhamento: mantêm as famílias no sistema, diminui os custos e previne situações de rutura.

8. - Preparação do regresso a casa
A decisão do regresso tem de ser bem pensada, de modo a garantir que o mau trato não se repita. As famílias biológicas, quando recebem os seus filhos de volta, devem ter apoio, para aumentar a probabilidade de manter a criança.

9. - Envolvimento das famílias de acolhimento na execução da medida

10. - Acolhimento familiar e Educação

11. - Acolhimento familiar, Adoção e Acolhimento institucional
Desvantagens do acolhimento instituicional.

Parte II - O acolhimento familiar em Portugal: conceitos, práticas e (in)definições
1. - O Acolhimento Familiar no contexto Português
A maioria das crianças acolhidas em contexto familiar português têm laços de parentesco com elas.

2. - O Acolhimento Familiar no Porto
São apresentados gráficos referentes a maio de 2005 sobre número de crianças acolhidas por idade (maioria 11/14 anos), causa que motivou o acolhimento (a maioria é negligência), número de medidas de proteção aplicadas anteriormente à colocação familiar atual (maioria são 0 medidas), número de colocações durante a aplicação da medida de proteção social (maioria 1 colocação), tempo de permanência (maioria é 7 a 10 anos), tempo de permanência em Gondomar (mais de 5 anos).

3. - Modalidades de Acolhimento Familiar
Podem ser três: Famílias de acolhimento não familiares e famílias de acolhimento familiares, Acolhimento de curta duração/prolongado, Acolhimento em lar familiar/lar profissional.

4. - O sistema de remuneração
Em 2004 os valores situavam-se, por cada criança acolhida, em 134,19€ relativamente ao subsídio de manutenção, 154,75€ no que se refere à retribuição do serviço de acolhimento, dando um total de 288,94€. (na minha opinião é mesmo muito pouco, e está longe dos valores falados na reportagem que deu na televisão há uns tempos. Numa notícia de 2019 referia "As famílias passam a ser beneficiárias de um apoio social pecuniário no valor mínimo de 522€".
As famílias têm de estar coletadas como trabalhadores independentes.
As despesas de saúde ou com material escolar são reembolsadas.

5. - Recrutamento das famílias de acolhimento
Em Gondomar, a divulgação das famílias de acolhimento é feita boca-a-boca. Recebem, em média, 2 inscrições por mês. Precisavam de ter mais famílias para responder, com maior margem de segurança, a todos os pedidos.

6. - Seleção e formação das famílias de acolhimento
O processo inicia-se com o preenchimento de uma ficha de candidatura. Por vezes, o processo fica suspenso durante vários meses, o que é, obviamente, desmotivador para a família que se inscreveu. Depois segue-se uma visita ao domicílio que permite fazer uma triagem das famílias. Segue-se uma entrevista nas instalações da Equipa. Segue-se uma segunda visita domiciliária sem aviso prévio, para verificar se o que foi dito e visto na primeira visita coincide.

7. - Preparação da colocação da criança
Em muitos casos não há tempo para preparar a criança nem a família de acolhimento.

8. - Acompanhamento e avaliação do acolhimento
O número de visitas de acompanhamento das famílias por ano é muito variável. Certas famílias são visitadas várias vezes enquanto há outras que nnca se visitam, porque se pressupõe que se tivessem algum problema, entrariam em contacto com as técnicas.
De referir que faltam técnicos, porque nenhum técnico consegue acompanhar devidamente 82 processos.

9. - Preparação do regresso a casa

10. - Envolvimento das famílias de acolhimento na execução da medida

11. - Acolhimento Familiar e Educação
O processo de integração das crianças na escola gera, em certos casos, alguma discriminação, não necessariamente a exclusão, mas de tratamento diferente.

Parte III - Metodologia e resultados do estudo
1. - Introdução
2. - Objetivos
3. - Instrumentos de recolha de dados
4. - Descrição da amostra
5. - Fases do Processo de Investigação
6. - Apresentação e discussão dos resultados: questionário para jovens entre os 12 e os 16 anos de idade
7. - Apresentação e discussão dos resultados: questionário às famílias de acolhimento
8. - Apresentação e discussão dos resultados: entrevistas às famílias acolhimento, às crianças

Conclusões


Sinopse:
"
João Paulo Ferreira Delgado, doutorado pela Universidade de Santiago de Compostela, analisa neste livro toda a problemática relacionada com as Famílias de Acolhimento, com particular incidência no norte do país.
O Acolhimento Familiar é uma das medidas de protecção das crianças e jovens em perigo no sistema português de protecção da criança.
A lei considera esta medida apenas para circunstâncias particularmente graves e especiais, em que a criança tem de ser retirada do seu meio familiar."

sexta-feira, 2 de agosto de 2024

Elon Musk: O Génio Que Está a Inventar o Nosso Futuro

 


Autor: Ashlee Vance
Ano: 2016
Editora: Vogais
Número de páginas: 416

Classificação: 3/5
Lido entre 18/11/2023 e 31/07/2024 (256 dias)


Opinião:
Livro emprestado. Demorei tanto tempo para realizar esta leitura, porque esta me foi acompanhando ao longo de todo o ano letivo, e fui lendo pouco (ou nada) de cada vez.
Gostei do livro. Fui contando à minha colega de trabalho algumas situações do livro, pois sentia mesmo necessidade de contar, de partilhar. Fiquei, muitas vezes, verdadeiramente impressionada com situações da vida do Elon Musk. Fiquei chocada numas situações em que ele tratava mal alguns dos seus trabalhadores, deslumbrada noutras situações de visão futurista e coragem. Só o futuro dirá quais as situações que guardarei na memória. Um livro claramente inspirador!


Sinopse:
"Elon Musk é visto em Silicon Valley como o mais excitante, imprevisível e ambicioso empresário da atualidade - uma mistura de Steve Jobs e Bill Gates. Para muitos, este visionário pode mesmo vir a ter um impacto na humanidade sem paralelo. Este é o livro que conta a sua história.

Elon Musk construiu a sua fama e fez fortuna com algumas das mais bem-sucedidas empresas de tecnologia, como a PayPal, vendida à eBay por 1,5 mil milhões de dólares, investindo depois em projetos com potencial para revolucionar o mundo. A Tesla Motors, no fabrico de carros elétricos, a SpaceX, na indústria espacial, e a SolarCity, nos painéis solares, estão a transformar os seus segmentos industriais, provocando um salto evolutivo no setor empresarial americano.
A insistência de Elon Musk nestas áreas de alto risco, tocando em poderes fortemente instituídos, valeu-lhe assombros de falência e ruína; da sua resiliência e visão nasceria, porém, uma das maiores reviravoltas da história empresarial dos EUA, sendo hoje visto como um visionário de sucesso.
Para escrever esta biografia, o experiente jornalista Ashlee Vance (New York Times e Bloomberg Businessweek) obteve a autorização oficial e a colaboração do próprio Elon Musk, com quem teve inúmeras entrevistas e conversas ao longo dos mais de 2 anos em que acompanhou a sua vida. Em paralelo, as conversas com 300 pessoas das esferas pessoal e profissional de Musk permitiram mostrar todos os ângulos que compõem a história deste gestor e empreendedor genial, que está a dedicar a sua vida a inventar um futuro melhor."

terça-feira, 16 de abril de 2024

Elemental


Ano: 13/07/2023 (Portugal)
Género: Comédia Romântica, Ficção Científica, Animação
Realizador: Peter Sohn
Argumento: John HobergKat Likkel
Elenco: Daniela Otis (voz de Chispa), Filipe Albuquerque (voz de Nilo), Vera Kolodzig (voz de Galerna)
 

Opinião:
Filme visto em abril, não sei o dia. Mostrado pelo S. porque os escuteiros iam trabalhar esse filme, penso eu. Achei interessante! Está cheio de aspetos e pormenores bastante curiosos. Classificação: 7/10.


Sinopse:
""Elemental", da Disney e da Pixar, é uma nova longa-metragem original que tem lugar na Cidade Elemento, onde convivem habitantes de fogo, água, terra e ar. A protagonista da história é a Chispa, uma jovem dura e perspicaz, com caráter forte, cuja amizade com um rapaz divertido e sensível chamado Nilo a leva a desafiar as suas crenças em relação ao mundo onde vivem."


Trailer: