sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Miral


Autor: Rula Jebreal
Ano: 2011
Editora: Presença
Número de páginas: 269

Classificação: 3/5
Lido entre 12/02/2012 e 14/02/2012 (3 dias)


Opinião:
O livro não é nada do meu género de livros. Não tinha lido nada sobre ele, antes de começar a lê-lo, senão não o iria ler, de certeza. Na televisão, quando dá as notícias, mudo sempre de canal quando dão reportagens sobre os confrontos em Gaza. Nunca entendi muito bem o conflito, mas acho sempre que a violência não é a melhor solução para resolver qualquer problema. Este livro fala precisamente disso. Mesmo sem querer, acabei por perceber um bocado esse conflito que dura há demasiado tempo. É um livro bastante realista e, por vezes, assustador, especialmente quando abordam as torturas. Sei que existe um filme baseado no livro, mas acho mesmo que não o vou ver. Achei o livro muito bom, mas dei apenas a classificação de 3 pontos, dado que o assunto não era do meu agrado.


Sinopse:
"Pouco antes da fundação do Estado de Israel, em 1948, Hind Husseini, uma jovem palestiniana, encontra um grupo de cerca de cinquenta crianças abandonadas. Responsabiliza-se por elas e funda um orfanato para crianças palestinianas, Dar El-Tifel. Miral, a protagonista desta obra, foi uma das muitas crianças que ao longo dos anos receberam a protecção e o afecto de Hind e da sua instituição. Aos dezassete anos, confrontada com a realidade angustiante do seu povo, entrega-se à causa política e tem de escolher entre pegar em armas para lutar pelo futuro da Palestina ou, como Hind, dedicar-se à educação como único caminho possível para a paz."

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Da decadência da arte de mentir e outros textos


Autor: Mark Twain
Ano: 2011
Editora: Alfabeto
Número de páginas: 144

Classificação: 3/5
Lido entre 09/02/2012 e 10/02/2012 (2 dias)


Opinião:
Este é um conjunto de pequenos textos escritos por Mark Twain. Um dos textos foi a concurso, na altura, e não ganhou. Já não me recordo, mas acho que foi aquele que dá nome ao livro. E, claramente, não é esse o melhor conto que está no livro. Aliás, até acho que foi o pior. Os outros até são engraçaditos e interessantes. É um livro pequenino e lê-se rapidamente.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

O céu existe mesmo


Autor: Lynn Vincent, Todd Burpo
Ano: 2011
Editora: Lua de Papel
Número de páginas: 160

Classificação: 3/5
Lido entre 06/02/2012 e 08/02/2012 (3 dias)


Opinião:
Sinceramente fiquei um bocado desiludida com este livro. Foi o livro mais vendido em 2011 e eu esperava muito mais dele. O livro é sobre uma história real, de um menino que, supostamente, morreu, esteve no Céu e voltou.
Eu, pessoalmente, acredito que existe o Céu. Aliás, não tenho qualquer dúvidas disso. Mas duvido bastante que esta história não seja "forçada". Quando o menino morreu, tinha 4 anos. E ele vai contando coisas que viu no Céu durante meses e anos. Para já, um menino de 4 anos não é capaz de se recordar, anos depois, de pormenores de qualquer acontecimento. Pode lembrar-se de algum acontecimento, mas nunca de pormenores. Isso está estudado pela Psicologia. Aliás, a maioria das pessoas só tem recordações a partir dos 6 anos. Antes disso, só se recorda se tiver sido algo muito importante, mas, repito, não se lembra de tantos pormenores.
Neste livro, o menino está constantemente a lembrar-se de pormenores. E, ainda por cima, são todos a comprovar o que diz a Bíblia. Eu não acredito em tudo o que diz a Bíblia e sei que muitas das coisas são em sentido figurado. Há coisas que querem dizer outras ou simbolizam outras coisas. Toda a gente sabe disso. E ele vir a comprovar tudo o que está na Bíblia, para mim é inventado.
Faz-me lembrar um menino que eu tive num estágio. O menino tinha 3 anos e estava sempre a falar do irmão mais velho dele. Sempre, sempre a falar do irmão: o que o irmão tinha feito, onde tinha ido... Até que um dia, a educadora disse-me que ele não tinha irmão mais velho nenhum. Ele era filho único, mas queria tanto, mas tanto, ter um irmão mais velho, que inventava todas aquelas coisas e que, se calhar, ele próprio acreditava que essa pessoa existia.
Acho que o livro teria muito mais a ganhar se tivesse parado ao fim de dois ou três capítulos, porque até aí eu estava a acreditar verdadeiramente. Mas esta é só a minha opinião.


Sinopse:
"A história real do menino que esteve no Céu e trouxe de lá uma mensagem - Colton Burpo tinha quatro anos quando foi operado de urgência. Meses mais tarde, começou a falar daquelas breves horas em que esteve entre a vida e a morte, e da sua extraordinária visita ao céu. O seu relato só agora foi revelado pelos pais. E tornou-se num fenómeno editorial sem precedentes. Foi em 2003 que o pequeno Colton, sentado na sua cadeirinha no banco de trás do carro, começou a falar sobre os anjos que o tinham visitado durante a operação à apendicite aguda... O pai, sacerdote, nem queria acreditar. Estacionou, respirou fundo, e fez algumas perguntas ao filho. E o miúdo respondeu, sem dar muita importância ao assunto. Falou do que viu, dos seus encontros com Deus e com Jesus, das visões que teve durante a cirurgia, da mãe e do pai a rezarem enquanto ele era operado. Foi apenas o início. Colton tinha de facto visitado o céu, e trazia consigo uma importante mensagem para partilhar…"

Vídeo sobre uma entrevista que fizeram ao menino e ao pai:


terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Chega de bagunça! Organize-se!



Autor: Maria Bernadete Tancredi Mininel, Cristina Maria Tancredi Fonseca
Ano: 2008
Editora: Marco Zero Editora
Número de páginas: 72

Classificação: 2/5
Lido entre 04/02/2012 e 06/02/2012 (3 dias)


Opinião:
Este livro foi escrito por duas irmãs brasileiras. É muito fininho e lê-se num instante. Não gostei muito de ler o livro. Pensava que ia aprender coisas novas, mas afinal dizia muita coisa que é óbvia e eu já sabia. Tem um ou outro truque novo, mas nada de especial. E como não experimentei nenhum truque na altura, já não me lembro de nenhum.


Sinopse:
"Depois de anos ajudando e ensinando pessoas a terem de volta o bem-estar e mais espaço - não apenas no guarda-roupa, como também na vida - as consultoras Cris e Dete lançam neste livro, dicas práticas para um lar mais organizado. Um guia para qualquer pessoa que queira se organizar, e ter muito mais tempo para si."

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

You cat


Autor: Vários
Ano: 2010
Número de páginas: 303
Editora: Paulus Editora 

Classificação: 3/5
Lido entre 11/01/2012 e 03/02/2012 (24 dias)


Opinião:
Este é o novo catecismo da Igreja Católica. Foi feito por vários autores, de vários países, e é direccionado especialmente para jovens. Eu sei que um catecismo é tipo um dicionário ou um livro de receitas, no sentido em que não se lê de uma ponta à outra, mas é de consulta. No entanto, eu resolvi lê-lo todo e não me arrependi. Lia-se bem. Está dividido por temas e funciona à base de pergunta-resposta. Tem ainda citações de Santos ou de escritores, citações da Sagrada Escritura e definições.
E depois tem ainda pequenas "caricaturas" (não são caricaturas, são desenhinhos engraçados) ao longo de todo o livro, relacionado com o que se está a falar. Está muito giro!
Aqui fica o site oficial: http://www.youcat.org/pt/home.html