quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Message in a Bottle


Nome em português: As palavras que nunca te direi
Ano: 1999
Género: Drama, Romance
Realização: Luis Mandoki
Argumento: Nicholas Sparks (novel), Gerald Di Pego (screenplay)
Elenco: Kevin Costner (como Garret Blake), Robin Wright (como Theresa Osborne), Paul Newman (como Dodge Blake)


Opinião:
Classificação: 8/10. Filme visto em 26.12.2011.
Já li o livro há bastantes anos, mas ainda não tinha visto o filme. Era o único filme baseado num dos livros de Nicholas Sparks que eu ainda não tinha visto. O filme é bastante fiel ao livro, excepto no final. Quer dizer, o final é praticamente o mesmo, mas tem um determinado pormenor que é diferente.


Sinopse:
"O viúvo solitário, Garret Blake, constrói barcos para viver. Reconstruir a sua vida - isso é outro problema. Pelo menos antes de Theresa Osborne chegar à sua aldeia na Carolina do Norte. Theresa, uma recém-divorciada e investigadora do Chicago Tribune, descobre que Garret é o autor de uma mensagem que encontrou numa garrafa, numa praia de Cape Road. Uma mensagem de sonho que a emocionou profundamente como nunca o tinha sido até então.
Kevin Costner (Garret) e Robin Wright Penn (Theresa) são as estrelas que iluminam as brilhantes representações de "As Palavras Que Nunca Te Direi", uma história de amor perdido e encontrado baseado no bestseller de Nicholas Spark. "Tu escolhes - entre o passado e o futuro. Agarra-te a um deles e aguenta-te" Quem o diz é Dodge (Paul Newman), o experiente pai de Garret. O conselho toca fundo. Tal como o impacto desta bela e emocionante história de amor."



Trailer:

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

A Christmas Carol



Nome em português: Um conto de Natal
Ano: 2009
Género: Animação, Comédia, Drama
Realização: Robert Zemeckis
Argumento: Robert Zemeckis (screenplay), Charles Dickens (novel)
Elenco: Jim Carrey (como Scrooge), Gary OldmanColin Firth (como Fred)


Opinião:
Minha classificação: 6/10. Filme visto em 25.12.2011, à tarde, na SIC. 
Já conhecia a história, claro (quem é que não conhece?). E achei que todo o filme é um bocado assustador. Eu faria o mesmo filme sem esses efeitos todos, e muito mais "bonitinho".


Sinopse:
"O avarento Ebenezer Scrooge começa a época de Natal com o seu habitual mau humor, gritando com maus modos ao seu fiel empregado e ao seu alegre e carinhoso sobrinho. Mas quando os fantasmas do Natal Passado, Presente e Futuro o levam numa viagem, reveladora de muitas verdades, que o Velho Scrooge não quer enfrentar, ele vai ter de abrir o coração para apagar anos de ruindade antes que seja tarde de mais…"


Trailer:


terça-feira, 27 de dezembro de 2011

He's Just Not That Into You


Nome em português: Ele não está assim tão interessado
Ano: 2009
Género: Comédia, Drama, Romance
Realização: Ken Kwapis
Elenco: Jennifer Aniston (como Beth), Jennifer Connelly (como Janine), Scarlett Johansson (como Anna)


Opinião:
Minha classificação: 6/10. Filme visto em 23.12.2011.
Depois de ter lido o livro, quis mesmo ver o filme. Sinceramente não gostei muito. O livro centra-se muito na ideia que, se nos tratam mal, é porque os homens não estão assim tão interessados. Pelo contrário, o filme tenta que as histórias acabem bem e sejam todos muito felizes. E essa não é a ideia do livro.


Sinopse:
"Se alguma vez já esteve sentada à frente do telefone a perguntar-se por que razão ele disse que ligava mas não liga, ou se não percebe o porquê dela não querer ir mais para a cama consigo, ou porque diabo a sua relação não avança para o nível seguinte… ele (ou ela) talvez não estejam mesmo nessa…
Baseado no popular dos argumentistas de “O Sexo e a Cidade”, Greg Behrendt e Liz Tuccillo, “Ele Não Está Assim Tão Interessado” conta a história cruzada de um grupo de vintões e trintões de Baltimore, enquanto estes navegam através das suas várias relações, desde o vazio da cena do engate até aos terrenos profundos mas escorregadios da vida marital, mas tentando sempre ler da melhor maneira os sinais que lhe são enviados pelo sexo oposto."


Trailer:


sábado, 24 de dezembro de 2011

Ele não está assim tão interessado


Autores: Liz Tuccillo, Greg Behrendt
Ano: 2005
Editora: Presença
Número de páginas: 152

Classificação: 4/5
Lido entre 18/12/2011 e 20/12/2011 (3 dias)


Opinião:
Gostei do livro. Sei que existe o filme, e estou super curiosa de o ver. O livro é pequeno e muito interessante. Li-o em três dias (e teria conseguido lê-lo apenas num dia). Fala sobre as relações entre casais e como muitas das desculpas que as pessoas dão, querem apenas dizer que não estão assim muito interessados em nós. Fez-me pensar em todos os namoros que tive.


Sinopse:
"Dirigido ao público feminino, sobretudo às mulheres que continuam a arranjar mil e uma desculpas para o facto de ele não telefonar, não aparecer, não se declarar, etc., etc., etc., este livro revela-lhe o verdadeiro motivo de todos esses «esquecimentos»: muito simplesmente, ele não está interessado em si! Greg Behrendt e Liz Tuccillo, dois dos guionistas da aclamada série "O Sexo e a Cidade", revelam, num tom satírico e frontal, todas as justificações encontradas pelas mulheres para não enfrentarem o problema e manterem relacionamentos afectivos decadentes ou mesmo humilhantes. Entre perguntas e respostas, os autores vão-lhe dando sugestões e conselhos para não voltar a cair na cantiga dele, sintetizando em pequenos quadros quais os argumentos dados pelos homens para não telefonarem ou não avançarem na relação, e o que eles realmente significam. No final de cada capítulo é-lhe apresentado um resumo daquilo que deverá ter aprendido depois de ler o capítulo em questão e alguns exercícios para saber se está ou não a fazer progressos. E porque há sempre alguém que acabará por a amar, aceite um conselho: livre-se dele e seja feliz!"

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Fortaleza Digital


Autor: Dan Brown
Ano: 2006
Editora: Bertrand
Número de páginas: 448

Classificação: 3/5
Lido entre 16/10/2011 e 17/12/2011 (62 dias)


Opinião:
Este foi um livro emprestado. Não tem nada a ver com o tipo de livros que eu gosto de ler. Confesso que achei-o bastante assustador. Não o podia ler à noite porque a história me metia medo. Não estou a exagerar, eu sou demasiado sensível. O livro é enorme (tem 448 páginas) e demorei mais de dois meses a lê-lo porque não me cativou quase nada. Aliás, só no final é que comecei a achar mais interessante e conseguiu prender-me. Apesar de tudo isto, atribuí a classificação de três estrelas (em cinco) por causa do final. O livro tem imensos capítulos (mais de 100) e alguns deles são extremamente curtos (só de uma página), o que prejudica um pouco o livro, já que há muitas quebras.

Sinopse:
"Quando o ultra-secreto e invencível descriptador da NSA, o Crivo, se depara com uma mensagem indecifrável criada por um «anjo caído» da própria agência, o director de operações recorre à brilhante criptógrafa Susan Fletcher e ao seu noivo, um professor de Literatura, para o ajudarem a desvendar o mistério.
Qual será a natureza do terrível código que tomou a NSA como refém? E terá David Becker êxito na sua demanda por um misterioso anel?
Apanhada numa vertiginosa rede de secretismos e mentiras, Susan tenta desesperadamente salvar a agência em que acredita e, mais tarde, a própria vida e a do homem que ama.
Mas será essa a resposta para a segurança universal?
Chegando o momento da verdade , «quem guardará os guardas»?"

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

The Duchess


Nome em português: A duquesa
Ano: 2008
Género: Biografia, Drama, História
Realização: Saul Dibb
Elenco: Keira Knightley (como Georgiana), Ralph Fiennes (como The Duke), Dominic Cooper (como Charles Grey)


Opinião:
Classificação: 8/10. Filme visto em 19.12.2011.
Este filme não estava na lista dos filmes que eu queria ver, mas adorei vê-lo. Muito bom mesmo! É baseado numa história real.
Fez-me pensar sobre os casamentos da altura, muitos deles de farsa, em que a mulher aguentava tudo, incluindo traições, e onde não se valorizava o verdadeiro amor. Também reflecti acerca do erro de se pensar que quem decide o sexo do bebé que vai nascer é o corpo da mulher. Hoje em dia, sabe-se que perfeitamente que é o homem. E o curioso disso, é que ainda há umas décadas se mantinha esse pensamento errado. E, por fim, fez-me pensar sobre o que as pessoas são capazes de fazer pelos seus filhos, para poderem vê-los e estar com eles, que inclui abdicar de imensas coisas que não posso dizer.


Sinopse:
"Enquanto a sua beleza e carisma lhe trouxeram êxito, os seus gostos extravagantes e apetite por jogos e amor tornaram-na infame. Georgiana Spencer casou jovem com o distante e mais velho Duque de Devonshire, íntimo de ministros e príncipes, e tornou-se um ícone de moda, uma mãe devota, uma astuta figura política e a mulher mais adorada pelo povo. Mas no centro da sua história está uma busca desesperada por amor, do caso condenado à partida com Charles Grey ao complexo ménage à trois com o seu marido e a sua melhor amiga, Lady Bess Foster."


Trailer:




quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Juno


Ano: 2007
Género: Comédia, Drama, Romance
Realização: Jason Reitman
Argumento: Diablo Cody
Elenco: Ellen Page (como Juno MacGuff), Michael Cera (como Paulie Bleeker) and Jennifer Garner (como Vanessa Loring)


Opinião:
Minha classificação: 6/10. Filme visto em 27.11.2011.
Este filme estreou quando eu morava em Lisboa. Lembro-me de ver o poster deste filme e de me ter chamado à atenção. Desde essa altura que fiquei com vontade de ver o filme. A personagem principal é a Juno que, como se vê na imagem, fica grávida. Achei interessante ela levar a gravidez dela muito na "desportiva". Ela era uma adolescente! Eu acho que, se ficasse grávida quando era adolescente, ficaria em pânico. E depois a Juno decide dar o filho para um casal que não podia ter filhos, como se pode ler na sinopse do filme. É uma atitude muito adulta. E o filme, para ser completo, tem de ter também uma lição de vida. Fez-me pensar sobre os casamentos, sobre os casais que não são felizes para sempre, como deveria ser.


Sinopse:
"Juno é uma adolescente segura e descontraída com resposta para tudo e para todos. Juno não tem um problema de atitude; tem atitude a mais. Para sobreviver a mais uma tarde de aborrecimento, Juno decide ter sexo com o seu inseguro colega de escola Bleeker. Confrontada com uma gravidez indesejada, Juno e a sua melhor amiga, traçam um plano para encontrar os pais perfeitos para o bebé que ainda vai nascer. Mas à medida que a barriga vai crescendo e que Juno vai convivendo com os futuros pais da criança, começa a perceber que, afinal, não tem resposta para tudo… e que a vida ainda lhe pode reservar algumas surpresas."


Trailer: