sábado, 19 de outubro de 2013

A luz de um novo dia


Autor: Torey Hayden
Ano: 2010
Editora: Presença
Número de páginas: 288

Lido entre 03/09/2013 e 18/09/2013 (16 dias)
Classificação: 3/5


Opinião:
A Torey Hayden já foi, em tempos, a minha escritora feminina preferida. Deixou de ser quando comecei a ler os livros da Jodi Picoult. Já li praticamente todos os livros da Torey (só falta um) e acho que comecei a cansar-me do tipo de escrita. Às vezes isso acontece, certo?
A autora descreve o trabalho que desenvolveu com crianças com necessidades educativas especiais. Nem sempre as atitudes que toma são as mais corretas, o que é bastante normal, já que nem sempre se consegue aplicar na prática, no dia a dia, o que se aprende na teoria. Já dei por mim, no trabalho com crianças, a deparar-me com situações em que não sei como resolver, e a pensar "como é que a Torey resolveria este assunto?".
Apesar de ter lido críticas muito muito positivas sobre este livro, não foi daqueles que eu mais gostei de ler. E isso vê-se logo pela quantidade de dias que demorei na leitura. Acho que este livro foi um pouco "mais do mesmo".
E, tal como praticamente os outros livros todos da Torey, as várias histórias que compõem este livro puseram-me a pensar. Por vezes esquecemo-nos que as crianças podem estar seguras na escola, mas, quando chegam a casa, têm à sua espera uma família completamente desestruturada e a sua vida cheia de problemas continua...


Sinopse:
"Torey Hayden tem pela frente um ano escolar que constituirá talvez um dos desafios mais exasperantes e recompensadores da sua carreira. Da turma que lhe foi atribuída fazem parte Billy, um rapaz que transborda agressividade, Shane e Zane, dois gémeos afectados pela síndrome alcoólica fetal, Jesse, um menino que sofre de síndrome de Tourette, e Venus, uma rapariga de sete anos que não fala nem reage a qualquer estímulo, excepto quando sente o seu espaço ameaçado. Torey, com a sua dedicação e sensibilidade, tentará chegar a estas crianças que tanto precisam dela, enfrentado obstáculos e revelações dolorosas, para as resgatar do seu sofrimento e lhes proporcionar a esperança de um novo dia."

Sem comentários:

Enviar um comentário