domingo, 5 de agosto de 2012

Planisfério pessoal


Autor: Gonçalo Cadilhe
Ano: 2005
Editora: Oficina Do Livro
Número de páginas: 291

Classificação: 3/5
Lido entre 10/07/2012 e 26/07/2012 (17 dias)


Opinião:
Confesso que quando comecei o livro estive mesmo para o pôr de lado, pois não me pareceu nada interessante. Acho que o livro tem muito mais interesse para quem conhece alguns daqueles sítios do que para quem nunca foi a lado nenhum do que está escrito no livro. Mas depois decidi dar o benefício da dúvida e continuei a leitura. Não me arrependi de ter lido. Ao ler o livro devo ter-me tornado um pouquinho que seja mais patriota. Realmente, Portugal é um país mesmo bom!


Sinopse:
"Planisfério Pessoal" recolhe crónicas semanais que Gonçalo Cadilhe foi escrevendo e publicando no jornal Expresso ao longo de dezanove meses, enquanto viajava à volta do mundo, sem recorrer a transporte aéreo. No entanto, o resultado final não é uma simples colecção de experiências de viagem. Para lá de todas as peripécias do itinerário ou do contacto com sociedades exóticas, o viajante aborda questões tão diversificadas como a distorção das práticas de cooperação internacional, a indiferença cívica e activista dos portugueses ou a dívida histórica do capitalismo em relação à América Latina.
"Planisfério Pessoal" é ao mesmo tempo profundo mas divertido, informado mas despretensioso, crítico mas optimista, confessional mas reservado. E, fundamentalmente, um convite à viagem, à partilha da viagem e, de um modo geral, a desfrutar da vida de uma forma intensa e deslumbrada.

Sem comentários:

Enviar um comentário