quinta-feira, 5 de abril de 2012

A mim não me enganam - um ano sem ir às compras


Autor: Judith Levine
Ano: 2006
Número de páginas: 284
Editora: Guerra e Paz

Classificação: 2/5
Lido entre 23/03/2012 e 04/04/2012 (13 dias)

Opinião:
Ia com grandes expectativas em relação a este livro e fiquei bastante desiludida. A autora fala de imensas coisas para além de não ir às compras durante esse ano. Eu estava à espera de mais conselhos, truques e essas coisas.
Admito que a ideia dela foi interessante: cortar no consumismo, não só para poupar dinheiro (acaba por ser uma consequência inevitável), mas, acima de tudo, procurar diminuir o consumo excessivo. No início foi complicada a definição de "essencial". O que é que é essencial? O que é que é indispensável? Se fosse comigo, teria as mesmas dúvidas.
Concluo com uma crítica à pontuação do livro e a algumas frases menos correctas a nível de português. Acho que a correcção do livro foi mal feita.

Sinopse:
"Uma colecção de aforismos surpreendentes e irresistíveis. A autora decidiu empreender uma tarefa hercúlea: viver um ano inteiro sem fazer compras. Ou seja, comprou neste período apenas aquilo que se pode considerar indispensável para viver: comida, o vestuário mínimo e os artigos de higiene mais básicos. Depois escreveu este livro para contar a sua experiência. Daqui resultou um poderoso manifesto anticonsumista que é também uma interessante experiência sociológica que testa a capacidade humana de resistência à tentação de comprar."

Sem comentários:

Enviar um comentário